4 DICAS PARA RELAXAR APÓS UM DIA ESTRESSANTE


Trabalho de segunda à sábado em horário comercial. Meu dia já começa às 6hrs da manhã, quando o despertador toca e começo minha rotina matinal para me arrumar e tomar café da manhã antes de ir trabalhar. Começo no trabalho às 8hrs da manhã e nesse período me sinto ligada no 220 para lidar com todas as demandas do dia e com a equipe a qual coordeno. 

Quando o expediente termina, às 17hrs, ainda me sinto ligada ao trabalho e as demandas do dia. Em primeiro momento tenho dificuldade de me desligar do trabalho e deixar que o corpo e a mente descansem, em outras palavras o estresse de um dia de trabalho ainda me deixa ativa.  

De acordo com um artigo que li no site Vittude estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

É uma reação natural a qualquer pessoa quando você convive com múltiplos desafios diariamente. A exemplo de cumprir prazos no trabalho, na faculdade (curso/ escola/ etc), malabarismo para conciliar a vida pessoal, profissional e acadêmica, pagamento de contas. Desafios esses do nosso cotidiano nos faz sentir estressados. 

Assim comecei a procurar hábitos que fizessem com que meu corpo e mente começassem a relaxar após os estresses do dia. Testando de um lado e de outro encontrei 4 hábitos que me ajudam a desligar do trabalho e assim descansar quando chego em casa. 

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

Bom, não é segredo para ninguém que desde um pouco antes da pandemia comecei a praticar atividade física. Mesmo que tenha uma rotina, durante a semana, mais puxada aprendi que preciso entender o que para mim é importante e buscar adaptar a minha rotina e vivencia. Afinal só eu mesma saberei o que é melhor para mim.

A atividade física me ajuda a relaxar após um dia de trabalho, e ainda me deixa com disposição para estudar e fazer qualquer outra coisa quando chego em casa. 

Na semana que não pratico atividade física sinto o corpo e mente cansada e ainda tenho dificuldades para me concentrar em estudar, e até mesmo para dormir. 

Descobri que manter exercícios regulares me deixam mais descansada e disposta durante a semana, além de trabalhar muito bem a minha saúde mental. 


FAÇA MEDITAÇÃO

Comecei a praticar meditação guiada, porque eu tinha um pequeno problema de concentração. Minha mente é acelerada, passa o dia todo trabalhando e pensando.

Quando começo a praticar meditação regularmente sentia a mente desacelerar um pouquinho que seja, além de conseguir mais centrada e até concentrada. 

É claro que ultimamente não ando tão assídua com a prática, mas gosto muito de fazer no intervalo do trabalho. Tido 5min à 15min para meditar e acalmar. 

LEIA UM LIVRO, ASSISTA UM FILME OU SÉRIE, OUÇA MÚSICA AMBIENTE

Se existe um tipo de música que viciei foi a música clássica e lofi. Inclusive quando estudo ouço alguma música ambiente para me ajudar na concentração.

A música clássica me ajuda a relaxar a mente e os pensamentos, há épocas em que fico viciada em ouvir apenas música clássica. 

Quando vou fazer caminhada ao ar livre coloco a minha playlist de músicas clássicas para ouvir, enquanto começo a caminhar. Depois mudo as músicas para alguma mais agitada na volta.

Gosto de ler antes de ir dormir, e até mesmo ouço audiobook. Isso ajuda no sono e a relaxar a mente. 

Assistir a um filme ou série também ajuda com o sono a relaxar a mente. 

FAÇA UMA SKINCARE

Qual corpo ou mente não gosta de um autocuidado. 

A skincare limpa o rosto e sinto que relaxa os músculos da face após um dia cheio que passamos. Vale a pena passar um creme e fazer uma massagem, até mesmo passar uma máscara e deixar agindo alguns minutos, pode colocar até mesmo uma música ambiente para ajudar a relaxar a tensão. 

Por aí, o que vocês fazem para relaxar após um dia estressante? Quais hábitos praticam? 

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Oi, karol
    Eu gosto muito de fazer todas essas dicas para relaxar, principalmente ir a academia e fazer atividade física, skincare (eu amo demais me sentir hidratada) e é claro ler, que é minha atividade favorita da vida! Podia passar a vida toda fazendo isso.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitura nos traz um sentimento de satisfação, certo?
      Também gosto muito.

      Excluir
  2. Nossa eu odeio música ambiente KKKKKKKKK me estressa. Acho que cada um relaxa com o seu tipo de música.
    Eu gostaria de fazer alguma atividade física, preciso me organizar pra começar a fazer algo. Sinto que isso me fará bem!
    Skincare eu faço todos os dias, já virou rotina, então pra mim meio que não relaxa hahahaha pois é algo normal do dia a dia.
    Enfim, sou estranha... Mas achei bem legal suas dicas! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahuahua
      Cê não é estranha, só possui hábitos diferentes para cada um.
      As dicas são um adendo para experimentar, e ver o que lhe faria bem. :)

      Excluir
  3. Adorei a lista. Eu gosto de tomar um banho bem relaxante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Skincare tem sido meu momento terapia ultimamente <3
    Amo quando chega o final do dia e consigo me desligar e abrir meus produtinhos hahahahah

    Clayci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu não faço durante a semana, mas gosto muito de fazer aos finais de semanas.
      :)

      Excluir
  5. Atividade física realmente ajuda demais (e eu ando precisando MUITO dar atenção a isso). Não abro mão do meu momento de leitura, todas as noites antes de dormir. Sinto que me relaxa bastante, por isso faço questão de manter esse hábito. Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler antes de dormir super relaxa a mente, não é?! Huahuahuahuahuahuahua
      Atividade física relaxa o corpo e os músculos. :)

      Excluir
  6. adorei :) mas eu não consigo fazer exercício no fim do dia. eu sempre faço de manha.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu faço no final do dia em função da minha rotina de trabalho. Mas nos dias que estou de folga costumo fazer atividade física pela manhã. :)

      Excluir
  7. Oie ! Gostei muito das dicas, preciso praticar algumas, e quero muito aprender a meditar, quando fico nessas situações gosto de tirar o foco dela, ler um livro, assistir uma série ou a um filme super funciona.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  8. Eu aprendi a meditar durante a pandemia. No inicio eu tinha muita dificuldade em conseguir concentrar, mas aos poucos e com uma insistência fui aprendendo.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Karol. Eu tenho tido problemas com dias mega estressantes no trabalho e não conseguir desligar depois do expediente... Mês passado foi um inferno para mim, estresse o tempo inteiro. Assim como você, eu também procuro fazer atividades para distrair a mente e conseguir relaxar um pouco mais antes de ir para a cama. Exercício físico geralmente é um bom aliado e me ajuda a dormir melhor depois de um dia cansativo. Eu tenho buscado assistir alguma coisa na tevê ou no celular mesmo (geralmente algum episódio de programas de variedade coreano) ou ir para a sacada ver o pôr do sol no final da tarde. Eu trabalho de casa, então às vezes fazer essa separação é mais difícil, porque eu continuo no mesmo ambiente depois de trabalhar o dia inteiro. Eu também faço a minha rotina de cuidados com a pele todo dia de noite antes de ir dormir (e ao acordar também), porque parece que relaxa e prepara a mente para a noite de sono. Música para mim é essencial, eu passo o dia inteiro ouvindo alguma coisa. Não costumo ouvir música clássica, mas dependendo do meu estado de espírito, eu troco o ritmo para algo mais calmo ou mais animado para se adequar ao o que eu estou sentindo... Música sempre me ajuda a desestressar! <3
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  10. Caminhar e fazer skin care ouvindo minha playlist feliz salvam a minha vida toda semana! amei o post.

    ResponderExcluir