FUI TÃO PRODUTIVA QUE MEU CORPO RECLAMOU QUE EU ESTAVA SENDO PRODUTIVA DEMAIS



Algumas semanas atrás não consegui de forma nenhuma ser produtiva e manter o planejamento da semana. Situações inusitadas (inesperadas) aconteceram: uma semana que sai mais tarde do trabalho e precisei entrar no fechamento da loja, minha menstruação desceu e o desconforto (de uma cólica inevitável) me deixou chateada, não consegui estudar (porque minha cabeça não desligava), não consegui treinar (porque meu corpo estava cansado), e consequentemente passei a levantar cansada (mesmo que o único momento que conseguisse manter fosse a rotina matinal).

Por vezes a insatisfação queria se fazer presente, porém, eu estava tão procrastinadora que nem me dei ao trabalho de pensar muito nisso, apenas deixei. Houve um dia, inclusive, em que eu cheguei em casa e no meio de uma conversa com uma amiga eu disse que não queria treinar, estudar, ler ou fazer qualquer coisa de útil. E o que fiz? Tomei um banho, havia passado no mercado e comprado um pacote de batata (salgadinho) e umas rosquinhas (pão doce), arrumei algumas coisas em casa, alimentei os pets e liguei o computador para assistir a uma série que já queria muito.

Minha mãe chegou em casa com meu irmão, e eu já estava para ser engolida pelo sofá de tanto tempo que havia passado ali. E assim encerrei minha semana.

Depois de muito refletir (ou de me frustrar com a situação) é que entendi: eu estava SOBRECARREGADA!

SOBRECARREGADA: A EMOÇÃO DE NÃO ESTAR DESCANSANDO OU TENDO MOMENTOS DE ÓCIO


Quando entendi isso, já era final da semana e minha folga estava chegando.

A grande questão é que algumas semanas atrás eu não me dei momentos de ócio, ou de simplesmente não fazer nada. Não sai para espairecer a mente, não li ou vi nada só por prazer, não deixei de estudar ou de planejar conteúdo para o blog, não deixei de trabalhar, e por aí foi. O corpo e a mente começaram a reclamar essa semana por um pausa - pausa essa que não dei desde o dia em que voltei para a rotina de trabalhar e estudar. Fui tão produtiva que ele reclamou que eu estava sendo produtiva demais.

Hoje, sentada em frente ao computador e escrevendo essa experiência fecho um acordo comigo mesma de me dar (pelo menos uma vez na semana) momentos de ócio. Entendo bem que mantendo a rotina que mantenho - acordar cedo, sair para trabalhar (CLT), estudar para faculdade, treinar e dar andamento ao meu projeto pessoal - o corpo e a mente irão se sobrecarregar, e é preciso que dê tempo a eles (a mim) para recarregar as energias e começar tudo de novo na próxima semana.

No entanto, por vezes ficamos tão focados em sermos produtivos que só de pensar em parar achamos que estamos cometendo um grande erro. Os coachs de redes sociais, nos dizem que não conseguiremos alcançar a vida dos nossos sonhos se não trabalharmos todos os dias de maneira incansável. Precisamos lembrar que não somos os “baby boomers” (os workahoolics de algumas décadas atrás) que o foco era trabalhar, e trabalhar, e trabalhar, e trabalhar, e trabalhar e por aí vai.

+ Leia Também - Choque de Gerações: Baby Boomers  

Vamos aprender que o momento de ócio é necessário para manter tudo em equilíbrio, não precisamos impedir que o sentimento de culpa por não estar sendo produtivo nos abrace, vamos abraça-lo e dizer com carinho que precisamos descansar também. A criatividade, a disposição, a vontade e a motivação retornam após um descanso.

E então, finalmente, podemos começar a nossa rotina novamente.

Faz sentido para você o que falei aqui?

Gostou do conteúdo? Não se esquece de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar pelo Facebook.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Eu amo do nada parar, sair comigo, deitar no sofá ver série ler livro, fazer nada, detesto essa cobrança sem fim só vai vencer se trabalhar e não parar, mas o corpo grita, a mente não funciona e ainda brigo com marido, descansa, precisamos, me vi nesse texto.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos é nos darmos momentos de descanso.

      Excluir
  2. Essa sensação é horrível, né?
    A gente precisa de um tempo pra se desligar das obrigações e rotinas.. noto isso trabalhando em casa. Passo muito tempo no mesmo ambiente e isso estressa demais.

    https://saidaminhalente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, concordo com você. Precisamos de pelos menos um dia sair da rotina e encontrar atividades que nos deem descanso.

      Excluir
  3. Muito sentido. Não somos feitos de ferro e uma hora nosso corpo fala. Adorei a reflexão e do seu dia do ócio. A gente fica pensando que estamos perdendo, mas na verdade estamos ganhando muito. Nossa saúde agradece.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, ótimas palavras! Nossa saúde agradece por um momento de respiro. E com isso conseguimos até mesmo começar a semana ou continuar a rotina mais carregados.

      Excluir
  4. Essa situação me lembrou um pouco daquele filme da Julia Roberts, 'comer, rezar e amar'. Em um momento ela aprende o que é o "dolce far niente", que é a doçura de realmente ficar sem fazer nada e várias coisas acabam fazendo sentido pra ela. Assim como temos nosso tempo de trabalhar e dormir, também precisamos desse tempo nos reconectando conosco, carregando nossa bateria.
    Torço para que você consiga achar esse equilíbrio, para tornar a sua rotina ainda melhor...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, estou aprendendo (e trazendo para cá os meus aprendizados). Aos poucos vou entendo como descansar e trazer momentos de lazer para a minha rotina. E tem dado certo.

      Excluir