CHOQUE DE GERAÇÕES: BABY BOOMERS


Baby Boomers (ou ‘Explosão de Bebês’) é o nome dado a todas aquelas pessoas nascidas entre 1945 e 1960, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra os combatentes retornaram para suas casas e foi onde aconteceu o crescimento da taxa de natalidade. Nos Estados Unidos, esse grupo chegou a representar 26% dos seus habitantes. O nascimento de tantas crianças fez com que a pirâmide etária sofresse grandes alterações.

Os Baby Boomers são pessoas que, entre os anos de 1960 e 1970 viveram a flor de suas juventudes e viram de perto todas as mudanças pelas quais o mundo passou no pós-guerra, como o surgimento de novos estilos musicais, transformações na moda e, sobretudo, na política. Estas crianças do pós-guerra atingiram a idade adulta na década de 1970, acompanhando e participando de diversas transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o mundo passou, principalmente no Norte global.


No Brasil, os Baby Boomers passaram a participar efetivamente do mercado de trabalho nos anos de 1970. A década foi promissora no início, mas chegou ao fim com uma crise econômica. Essa vivência fez com que a geração brasileira de Baby Boomers se tornasse muito mais conservadora em relação aos gastos do que a europeia e a norte-americana.

CARACTERÍSTICAS DOS BABY BOOMERS

A geração dos Baby Boomers tende a ser mais conservadora nos hábitos de consumo. Baseiam-se mais em experiências anteriores para determinar a compra. Prezam pela qualidade acima da quantidade e não são defensores de uma marca em particular, apesar de acabarem por optar pelas mais tradicionais em função de suas vivências anteriores. Não são facilmente convencidos pela opinião alheia.

Nos dias de hoje os pertencentes desta geração, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas.


Os Baby Boomers acompanharam de perto, sobretudo nos Estados Unidos, o crescimento das lutas por igualdade e justiça social, bem como a ascensão da contracultura no país, através dos movimentos artísticos. Muitos destes participavam ativamente das lutas.

No entanto, com o passar dos anos, talvez por conta da educação rígida que tiveram na infância, essa geração tornou-se, de certa forma e até certo ponto, bastante conservadora. A educação dos filhos teve os mesmos traços rígidos e disciplinados que tiveram na infância.

  • Eles foram criados sob a promessa de ter estabilidade econômica e melhores oportunidades;
  • Essa característica faz com que o eles tenham mais facilidade para consumir;
  • Os baby boomers gostam da estabilidade financeira e são bem fiéis às empresas;
  • No entanto, não gostam de inovação e acabam trabalhando demais;
  • São afeitos do casamento, compra de carro, casa e do tempo de lazer.
  • Só consomem aquilo que já viram, ou seja, não ligam muito para a opinião dos outros.

BABY BOOMERS HOJE

Hoje em dia os Boomers estão com idade entre 60 à 75 anos, isso significa que se ainda não se aposentaram ou estão bem perto disso. Os investimentos deles estão sendo direcionados para necessidades que até então não haviam sido prioridade em toda sua vivência, como seguro de vida e plano de saúde. Nos Estados Unidos, o crescimento da busca por seguros e planos de saúde subiu quando os primeiros Baby Boomers completaram 65 anos. 

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Toda geração tem sua importância, uma sempre pode e deve aprender com a outra.
    Bem legal seu blog, adorei :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Cada geração tem sua importância no mundo. E cada uma deve aprender a respeitar uma a outra.
      Obrigada! :)

      Excluir
  2. Oi Karolini,
    Então, eu estudei sobre essa geração quando estava no curso de Design de Moda, afinal, a sociedade é quem dita os meios de consumo, incluindo a moda e as tendências.
    Sinceramente, gosto dessa geração por que os acho focados, mas ao mesmo tempo muitos tendem a ser cabeça fechada, preferindo o tradicional em tudo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Foi uma geração que cresceu em uma época muito diferente, logo depois de um momento bem conturbado, costumes e hábitos eram outros. Mas é interessante a forma como eles desenvolveram e mudaram o mundo.

      Excluir
  3. Achei muito legal saber mais sobre essa geração, até pelo boom recente que vimos na internet de briga de gerações. Acho super bacana conhecer sobre cada uma e entender como o contexto histórico influenciou o comportamento delas. Amei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As brigas entre as gerações são excepcionais! :)
      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir