CHOQUE DE GERAÇÕES: GERAÇÃO X


Geração X ou Gen X são aqueles nascidos entre as décadas de 1960 e o início da década de 1980, seus pais são os Baby Boomers (aqueles nascidos após a Segunda Guerra Mundial). Em muitos locais o termo Geração X foi utilizado para definir os jovens de várias subculturas e a contracultura.

Criado pelo fotógrafo Robert Capa no ano de 1950, o termo Geração X foi utilizado em um de seus ensaios fotográficos. O trabalho em questão era sobre jovens mulheres e homens que cresceram depois da Segunda Guerra Mundial. “Nós nomeamos esta geração desconhecida como Geração X e, mesmo em nosso primeiro entusiasmo, percebemos que tínhamos algo muito maior do que os nossos talentos e bolsos poderiam lidar”, Capa sobre a Gen X.

O termo foi usado por Jane Deverson em um estudo de 1964 a respeito da juventude britânica. Deverson foi convidada pela revista Woman's Own para entrevistar os adolescentes da época. O estudo revelou uma geração de adolescentes para quem era normal manter relações sexuais antes do casamento, que não acreditavam muito em Deus, que não gostavam da rainha Elizabeth II e não respeitavam os pais. Na época, ainda sequer havia sido cunhada a expressão "Geração Apática", ou Slacker generation, e o estudo foi considerado inadequado para a revista. Deverson, em uma tentativa de salvar sua pesquisa, trabalhou com o jornalista Charles Hamblett para criar um livro a partir do estudo. Hamblett decidiu nomeá-lo Geração X.


Trata-se de uma geração invejável, pois viveram em uma época em que todos os jovens gostariam de viver. Viram como John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se uniram para formar os Beatles em 1962. Também viveram a chegada do homem à Lua (1969), os melhores tempos dos jogadores de futebol Pelé e Maradona ou a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, acompanharam o fim da Guerra Fria. Já no Brasil a Gen X passou pela Ditadura Militar, até seu fim, e ainda lutou pelo impeachment do governo Collor.

CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO X

Acontece que a Geração X cresceu, passou pela fase hippie, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o Email, etc.


Grande parte dessa geração chegou a sua idade adulta com sonhos e descobriu que muito deles, não passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço bem alto. Enquanto isso viram seus filhos crescerem em um mundo diferente do que eles conheceram quando jovens.

  • Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
  • Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
  • Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;
  • Busca maior por seus direitos;
  • Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;
  • Procura de liberdade.

GERAÇÃO X HOJE

A Gen X possui seus 36 a 55 anos de idade. É uma geração que apesar de ter crescido junto com a explosão tecnológica passa muito tempo no facebook, whatsapp e o Linkedin. A maioria dos jovens dessa época hoje ocupam grandes cargos organizacionais, em outros casos alguns largaram os cargos bem sucedidos para seguirem seus sonhos que deixaram para trás ao buscar uma estabilidade.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Oi Karol,
    A Gen X foi bem mais despojada do que a anterior né?! Minha mãe sempre conta que os jovens da época dela tinham bastante liberdade, mas não se consideravam "rebeldes" só por que queriam fazer aquilo que desse vontade.
    Acho mesmo que a gen X viu bastante coisa, mas poxa, os millenials sobreviveram ao fim do mundo em 2012 e viram dois anos de pandemia (infelizmente). Mas, confesso que sinto falta também do bom e velho futebol, na minha época Ronaldinho e Romário eram as estrelas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Minha mãe também fala, principalmente de quando viveu parte da Ditadura Militar. Eu acho uma geração sensacional, de verdade.

      Excluir
  2. É interessante pensar isso das gerações, mas ainda tenho um certo "ranço" no assunto. Cada época tem suas coisas boas e ruins.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda geração tem seus momentos bons e ruins, mas definem a forma de comportamento de cada um. :)

      Excluir
  3. Legal conhecer mais dessa geração anterior à minha. Eles foram bem revolucionários e incríveis.

    Boa semana!
    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. De certa forma, cada geração passa por uma 'revolução' já que estamos em constante mudança - para melhor?
    Pode ser que o sofrimento de outras gerações pareçam mais REAIS porque era vividos na pele e hoje em dia, como chamam de geração nutella, é tudo por trás de uma tela de celular mas acredito no impacto mental que também é causado, mesmo estando no conforto da própria casa.
    Pra você e pra quem quer que leia essa comentário, se estiver precisando de alguém para conversar, não só em Setembro, estou aqui <3

    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera - Bookinstagram - Instagram pessoal

    ResponderExcluir