5 DICAS DO QUE FAZER NO SEU MOMENTO DE ÓCIO



Ócio é o significado de não fazer nada, muitas vezes associado a “procrastinação” ou “preguiça”, derivado do latim otiu. Ócio pode ser uma folga do trabalho ou estudos, um tempo que tira depois de um momento de foco, uma atividade de lazer ao ar livre, um momento sozinho ou com os amigos, ou simplesmente não fazer nada.

Programar a rotina com horários definidos para acordar, trabalhar, se exercitar, estudar, ir dormir e etc, é necessário para não sofrermos com a ansiedade, e o momento de ócio tem o mesmo benefício: já que diminuir a necessidade de tomar decisões faz com que a pessoa continue a agir, não somente por vontade ou ânimo, mas por hábito.

Esse momento de não fazer nada varia de pessoa para pessoa e não tem prazo definido, é justamente um dia ou um momento em que a agenda não estará lotada de tarefas para fazer, e assim ter a possibilidade de fazer o que quiser. Por exemplo: pode-se ter um dia (sendo final de semana ou não, uma folga na agenda) onde decida que irá organizar a casa e depois assistir a uma sequência de filmes.

O momento de ócio não precisa de tarefas espetaculares ou planejamento, e pensando nisso aqui ficam 5 dicas do que fazer no seu momento de ócio:

COLOQUE UMA LEITURA EM DIA

Você estuda durante a semana? Faz apenas leituras para desenvolvimento pessoal e de trabalho? Tire um dia ou uma horinha para fazer alguma leitura pelo simples prazer de ler. Muitas vezes lemos apenas aquilo que irá nos agregar alguma coisa, parece que a literatura de uns tempos para cá só tem utilidade se for possível ensinar algo. Esquecemos de ler pelo simples prazer de ler.

Ninguém hoje que faz leituras para desenvolvimento pessoal, financeiro ou da faculdade, começou lendo só esse tipo de texto. Eu, por exemplo, comecei a ter o hábito de leitura lendo séries como Crepúsculo ou Fallen.

O hábito de leitura pode ser apenas um momento de lazer, uma história só para tirar o estresse do dia e da semana.

FAÇA UMA CAMINHADA AO AR LIVRE

Passamos metade do nosso dia no trabalho (eu mesma costumo dizer que visito minha casa e moro no meu trabalho) ou na rua indo de casa para o trabalho (e faculdade) e vice versa. Com a constante correria do dia a dia esquecemos de olhar e admirar alguma paisagem natural como se fosse visto pela primeira vez.

Já pensou em tirar um horinha do dia pelo simples prazer de caminhar? Olhar o céu, ouvir o som dos pássaros cantando ou o vento batendo nas árvores, sentir algum cheiro de mato e terra molhada, ir ao parque e fazer um piquenique.

A simples sensação de estar em meio a natureza, por mínimo que seja, já é capaz de descansar a mente e o corpo, combater a ansiedade, estimular a criatividade e nos deixar mais saudáveis. Afinal, nada melhor do que dar uma movimentada no corpo.

MARATONE UMA SÉRIE OU UMA SEQUÊNCIA DE FILMES

Só não vale assistir o mesmo filme e série diversas vezes! Descubra outros gêneros e diretores, conheça atores e enredos, saia da mesmice. Tirar um tempo para assistir algo só pelo prazer de assistir, dá aquela satisfação e deixa a gente de coração quentinho.

Compre umas besteiras para comer, ou estoure pipoca, e faça uma seção de cinema (pode ser sozinho ou acompanhado).

PASSE UM TEMPO LONGE DO CELULAR

Ao invés de ficar rolando o feed do instagram, assistindo a intermináveis reels, passe um tempo longe das redes sociais. Se possível coloque o celular em modo avião, não busque responder mensagens.

A quantidade de conteúdo que nós consumimos nas redes sociais deixam nossa mente fatigada e por vezes pode ser responsável por nosso bloqueio criativo.

No ano passado me dei ao luxo de sumir do instagram por uns meses e descobri que podemos viver muito bem sem a necessidade de estarmos o tempo todo conectados e ativos. Às vezes é necessário só viver no off.

SAIA COM OS AMIGOS E SE DIVIRTA

Estar rodeado de pessoas, dar boas risadas e falar sobre a vida é uma ótima forma de relaxar, recarregar as energias. Afinal de contas, nada melhor do que estar com pessoas que serão responsáveis por criar momentos memoráveis.
 

Gostou do conteúdo? Não se esquece de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar pelo Facebook.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Adorei as dicas, realmente sempre faço essas coisas quando estou sem ideia do que fazer pra passar o tempo.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que post perfeito que você escreveu, o ócio é importante também para nossa criatividade.
    E o que eu estava sempre fazendo era assistir um filme quando eu tinha um tempo livre ou me sentia entediada o que acabou se tornando um hábito que eu já estou diminuindo.
    Passar algum momento ao ar livre está sendo muito bom atualmente e além de me distrair acabo tendo contato com a família em outros horário.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, obrigada!
      Momentos com a família é muito bom. Eu também tenho os meus.
      Amo sair e fazer uma caminhada ou ir em um espaço que tenha contato com a natureza. Isso nos recarrega!

      Excluir
  3. Dicas preciosas. Ter esses momentos não significa que estamos perdendo tempo, muito pelo contrário.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Ah das citadas o que mais gosto é sair com amigos, pena que não nasci rica se não viveria saindo e viajando haha, ai o que sobra e que gosto bastante também é ver filmes e séries.

    ResponderExcluir