4 MOTIVOS QUE VÃO TE ESTIMULAR A TER UM DIÁRIO



Todo mundo tem algum segredo, emoção ou sentimento que sente vergonha de compartilhar com amigos e parentes. Costuma ser algo que nos incomoda ou aflige, gerando na nossa mente aquele fluxo repetitivo de pensamentos. Sempre passando pelo mesmo problema, pela mesma emoção ou pelo mesmo sentimento. Se identificou? Bem, acontece comigo. E o que podemos fazer para ajudar esse ciclo repetitivo a parar? Podemos escrever em nosso diário.

Ter um diário pode ajudar a solucionar aflições, como essas citadas acima, nos ajudando a refletir sobre a vida, amores, as dores, traumas, alegrias e tristezas, conquistas e frustrações, etc.

Muitos escritores famosos mantinham diários, a exemplo do José Saramago, que chegou a publicar alguns dos seus diários. Nos cadernos, ele escrevia episódios da sua vida cotidiana e suas aventuras criativas pessoais. Em vida, declarou que sentia necessidade de dar pequenos passos que poderiam não ser bem recebidos pela crítica, mas, no diário, ele poderia ser quem quisesse.

Outro exemplo é o Diário de Anne Frank publicado em mais de 60 países e traduzido em mais de 70 idiomas. Os relatos de uma vida em fuga virou um símbolo na defesa dos direitos humanos.

Agora, me citando como exemplo - vulgo Karolini Barbara - ter um diário sempre foi uma forma de poder me expressar sem sentir que estaria sendo julgada. Durante um bom tempo esqueci desse hábito que mantive até os meus 13 anos, mas a pouco mais de 3 anos, voltei com ele. E só tenho a agradecer sobre esse hábito que tem me estimulado a continuar escrevendo.

Por isso listo aqui 4 motivos que vão te estimular a ter um diário. 

REDUÇÃO DO ESTRESSE E ANSIEDADE

No mundo que vivemos hoje: onde tudo acontece a todo instante, onde somos estimulados diariamente por meio de mídias sociais, ou seja, esse mundo acelerado que habitamos. Desacelerar pode parecer a nossa maior dificuldade. E ter um diário onde podemos desabafar sobre uma situação estressante e como nos sentimos nela, as emoções e as interpretações do ocorrido deixam de ocupar um espaço dentro da gente.

Consequentemente sentimos uma sensação agradável de alivio e desapego daquele evento, entendendo que ele nem era tão importante assim, e transferimos a nossa energia para outro aspecto da nossa vida.

Similarmente, a escrita no diário ajuda a aliviar a ansiedade. Podendo escrever sobre os momentos em que ficou ansioso, quais os gatilhos que despertaram esse sentimento e expressar como se sente em relação à ansiedade sem medo de julgamentos. 

PROMOVE A AUTOCONSCIÊNCIA

Manter um diário nos tira do piloto automático. Quando agimos com mais presença no nosso dia a dia, conseguimos tomar decisões mais vantajosas para nós, como ter atitudes mais adequadas para cada situação e escolher coisas que realmente queremos para nossa vida. Deixamos de dizer “sim” para tudo e de fazer vista grossa para pequenos incômodos que, a longo prazo, prejudicam a nossa saúde mental.

ORGANIZAR PENSAMENTOS E IDEIAS

Dentro da nossa mente aquele pensamento se embola no meio de tantos outros que vamos acumulando com o tempo, as ideias se perdem e nos deixam sem saber e entender o que está acontecendo. Além disso, ficamos dentro de um ciclo vicioso de repetição, onde aquele pensamento e ideia a todo momento retorna para nos trazer desconforto.

Quando escrevemos em um diário, estaremos materializando aquele pensamento e ideia. Dessa forma, damos espaço a nossa mente e nos permitimos enxergar o acontecimento de outra forma, temos clareza e organizamos tudo o que está acontecendo internamente.

INSPIRA A CRIATIVIDADE

Li a pouco tempo o livro “O Caminho do artista” da autora Julia Cameron, e no seu programa de estímulo a criatividade ela nos dizia que deveríamos escrever 3 páginas, diariamente, ao acordar. Sobre qualquer coisa, sobre qualquer assunto, mas deveria ser 3 páginas. A autora explicava que o hábito de escrever ao acordar ajuda a aliviar a carga de pensamentos que bloqueiam o nosso potencial criativo. Desde então eu só escrevo pela manhã e dificilmente menos do que 3 páginas.

Ter um diário é uma forma de nos ajudar a escrever mais, de estimular nossas ideias (mesmo aquelas que pensamos serem ruins). Existem escritores, diretores e etc, que tiveram uma grande ideia ao escreverem um diário todo dia. Quem sabe o que pode criar ao escrever um diário.

Que tal começar um diário hoje?


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar no Facebook.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Eu sempre amei escrever em diário, quando era criança tinha diário físico mesmo e escrevia sempre. Aí chegou a era virtual, o blog etc passei pra cá haha.
    Mas de fato escrever o que sentimos e pensamos é muitoo bom! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, escrever é o maior bem-estar que podemos fazer para nos entender e conhecer melhor.
      Eu também tive N's diários na infância/ adolescência, e particularmente sempre gostei dos cadernos.

      Excluir
  2. Parabéns pelo novo design do blog! Bem legal e clean. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, muito obrigada!
      É a cara da minha nova era por aqui. *O*

      Excluir
  3. Eu vivo enrolando pra começar um diário. Fico dizendo que "preciso comprar um caderno específico pra isso", e aí nunca acontece.

    Reparei que, apesar de gostar de anotar coisas no papel (me ajuda muito a pensar), não gosto tanto de escrever textos longos à mão. Estou pensando em criar um template no Notion de diário e começar o meu, pode ser que dê certo.

    Vou tentar começar um o quanto antes e depois te conto como está sendo.

    PS.: AMEI o novo design do blog!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, estamos procrastinando começar um diário só porquê não temos uma caderno específico para isso?! huahuahuahuahua
      Não pense nisso, apenas crie um um template que atenda sua necessidade e comece um. Sentirá uma diferença nos seus dias e na sua saúde mental muito bacana!

      Excluir
  4. Oi Karol! Antes de tudo, eu adorei o novo template do blog. Tá super profissa menina! Sobre diários, eu sou suspeita pra falar. Eu tenho escrito todos os dias durante anos. E acho que faz um bem danado pra minha saúde mental de tantas formas que eu levaria muito tempo pra listar. Fora que é tão gostoso escrever. É uma atividade tranquila e que me deixa longe das telas azuis rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, muito obrigada! *O*
      Também amo esse momento em que estou longe das telas e escrevendo no meu caderno, é tão gostoso esse momento comigo mesma.
      Sem contar que me proporciona prazer em escrever novamente e poder me conhecer melhor, me entender melhor.

      Excluir