MODA SUSTENTÁVEL: UM CONCEITO NÃO TÃO NOVO ASSIM E QUE TEM SE TORNADO POPULAR

Você com toda certeza já deve ter ouvido falar de Moda Sustentável. Certo? Mas você sabe o que significa moda sustentável? Quais são os impactos da moda sustentável no dia a dia? E como podemos nos tornar consumidores mais conscientes? Isso tudo você vai descobrir agora no Globo Repórter.

Brincadeiras a parte, a moda sustentável nada mais é do que o termo usado para descrever uma abordagem que leva em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, acessórios e calçados.

Seu objetivo é minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria.

Ao mesmo tempo, a sustentabilidade na moda também defende que ela seja mais durável e atemporal, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.

POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DO MUNDO DA MODA?

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano no Brasil. Desse total, 80% é destinado a lixões e aterros sanitários.

Este problema não acontece apenas no Brasil, mas no mundo. Parte do deserto do Atacama, no Chile, se tornou um cemitério de roupas. Isso ocorre porque a roupa descartada por países da Europa, Ásia e pelos Estados Unidos são enviadas ao Chile para ser revendida. Porém, boa parte é descartada de forma irregular.

O uso dos recursos hídricos também é um fator importante dentro do mundo da moda. Segundo a ONU, a indústria da moda é responsável por 20% do desperdício de água no mundo. Além de consumir uma grande quantidade de água, existe a problemática de poluí-la.

Ainda, de acordo com a ONU, a indústria da moda é responsável por 8% dos gases do efeito estufa. A produção é responsável por 70% dos gases, e os outros 30% ficam por conta do transporte, distribuição e uso do vestuário.

Para diminuir os custos, grandes empresas descentralizam a sua produção. Muitas vezes, esse deslocamento é feito para países em que não há leis trabalhistas. Como resultado, temos pessoas que trabalham em péssimas condições (inclusive trabalho infantil!).

COMO A MODA SUSTENTÁVEL TEM REPENSADO O FAST FASHION E SEUS IMPACTOS?

Praticar a sustentabilidade é um desafio para o ramo da moda, visto que este é um setor que visa a produção e o consumo desenfreado, mas algumas marcas já estão voltadas especificamente para a criação de roupas sustentáveis.

Porém, para se ter uma indústria da moda mais sustentável, não basta apenas mudar a forma que se produz a roupa. É necessário que a maneira de consumo seja também mais sustentável. De forma geral, a moda sustentável estimula o consumidor a adquirir apenas o que realmente precisa.

Ao usarmos uma marca, não estaremos apenas comprando a beleza da peça, mas legitimando todo seu processo produtivo e carregando o valor moral da empresa. Cabe às marcas e aos consumidores a decisão na escolha de um posicionamento ético frente à moda.

E você como tem pensado o consumo sustentável?


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me acompanhar no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me seguir no Facebook.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oiiiiii! Olhaa só quem voltou ahahaha
    Meninaa, eu amei a ideia e todo o conceito. Eu tenho pensado muito sobre moda sustentável e moda circular. Aqui em Campinas, tem um brechó enorme sabee, e tipo, algumas coisinhas, por exemplo, calça para trabalhar, eu tenho comprado no brechó, assim eu consigo ter mais peças novas para sair, ou pra fazer algo diferente :D

    E eu tenho pensado também muito sobre marcas de empresas pequenas sabe, acho bacana isso :D até porque minha cunhada começou a fazer, então estou muito mais por dentro ahaha

    http:/www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, é bom repensarmos nosso consumo de grandes marcas e pequenos empreendedores.
      Eu comecei a pouco na Moda Sustentável e digo que tem me deixado muito mais consciente, sabe?
      Tem me feito olhar para dentro de muitas esferas.

      Excluir