Já pensou ser possível comprar peças vindas direto do lixão da moda localizado no deserto do Atacama (Chile)? Pagando só o frete? Esse é o intuíto da ação Atacama Re-commerce.
A Fashion Revolution Brasil em parceria com o Desierto Verde patrocinam o Atacama Re-commerce, uma ação criada pela Artplan e assinado pela VTEX que visa chamar atenção para o impacto ambiental da indústria da moda, especialmente relacionado ao descarte têxtil no Deserto do Atacama.
A estimativa é de que cerca de 40 mil toneladas de peças sejam despejadas na região, anualmente. Para isso a iniciativa do e-commerce permite que peças de marcas renomadas, muitas delas nunca usadas, sejam compradas por consumidores de maneira online.
As roupas são higienizadas, organizadas e disponibilizadas na plataforma digital. E os consumidores podem acessar ao site, escolher os produtos e pagar apenas o valor do frete, já que as roupas em si são oferecidas gratuitamente.
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O site do Atacama Re-commerce teve sua estreia no dia 17/03/2025, e já no primeiro drop disponibilizado, foram vendidas 300 peças em apenas 5 horas, em países como Brasil, Chile, Espanha, França, EUA, China e Reino Unido. A ideia é que o site continue a lançar mais drops.
“Iniciativas como o Re-Commerce são essenciais para repensar a maneira como consumimos moda. O impacto ambiental da indústria têxtil é enorme, e fomentar alternativas sustentáveis é um caminho para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais e as comunidades locais, que são afetadas por esses problemas”, afirma Ángela Astudillo, cofundadora da Desierto Vestido, uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar, conscientizar e incentivar a economia circular na indústria têxtil.
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15 Comentários
Uma iniciativa e tanto. Gostei de ver.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
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Até mais, Emerson Garcia
Esse projeto é lindo!! Tomara que lancem mais e mais coleções, pra dar destino a grande parte dessas peças. Acho triste demais peças boas e com etiquetas irem parar nesses lugares 🥹
ResponderExcluirParabéns por trazer esse assunto pra cá! Abração!
https://falacatarina.com/
Bruna, o projeto tem o intuito mesmo de continuar a ativa por mais um período. É realmente, uma situação triste, ver que tantas peças em boas condições irão parar em lugares como esse.
ExcluirEu acho esse projeto genial. A indústria do fast fashion aumentou muito o consumismo, e diversas roupas, como você mencionou, nunca sequer foram usadas e acabaram tendo o mesmo 'fim': ir para o lixão. Projetos como esse podem influenciar mais pessoas a serem mais conscientes.
ResponderExcluirIt's Lizzie
Com toda certeza Lizzie. É uma forma de incentivar o consumo consciente para todos nós.
ExcluirOi! Caí aqui de paraquedas e já adorei tudo por aqui 💫
ResponderExcluirNossa, que iniciativa incrível! 💛 Amei de verdade… o mundo tá precisando de mais ações assim, cheias de propósito e carinho. Que isso se espalhe cada vez mais! ✨🌍
Mari, já espero que venha mais vezes por aqui. Sim! Precisamos de mais ações e consciência sobre nossos impactos ambientais.
ExcluirI did not know about any of this, although I have often wondered whether some of the barely worn clothing that I put in charity drop boxes ends up, since they also take rags, and it would take a lot of time to wash and sort them. It is sad that so much of used textiles get left in a desert fashion dump. The Atacama Re-commerce campaign by Desierto Verde and Revolution Brazil sounds like a wonderful program. It is nice that they are recycling in this way!
ResponderExcluirMy panty fashion blog: https://full-brief-panties.blogspot.com/
My panty fashion YouTube videos: https://www.youtube.com/user/misterpantybuns/videos
Nossa que iniciativa incrível! Fiquei muito interessada em acompanhar e esperar os novos drops para, quem sabe, poder contribuir com esse trabalho tão importante!
ResponderExcluirUm abraço.
:)
Aline, estamos todas ansiosas pelos próximos drops de peças.
ExcluirQue interessante essa matéria que acabei de ler, até compartilhei no meu Facebook. resultados capixaba cap
ResponderExcluirFiquei tocada com a proposta... transformar o impacto em consciência e ainda dar um novo destino pra essas peças é um respiro em meio ao consumo desenfreado.
ResponderExcluirÉ bonito ver a moda sendo usada como ferramenta de transformação e não só de tendência. <3
Clayci, a moda por si só já uma ferramenta de transformação. Hoje podemos ver com maior clareza como ela influencia a nossa forma de ser e de consumir.
ExcluirEu achei a iniciativa sensacionaaal!
ResponderExcluirAté fui olhar o site, mas achei meio confuso e parece ter poucas peças ou eu então que não soube procurar HAHAHAHHA
Será que alguém do Brasil já comprou/compra desse site?
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Comme des Garçons and Global Influence
ResponderExcluirThe borders put on fashion were basically ‘non-existent’ with commes des garçons. By the 1980s, the brand was internationally known and had earned a spot in both Paris and New York fashion shows. Kawakubo’s mixes of culture as well as fine art pieces captured the attention for so many. Europe and United States marked another rival for Japanese designers turning Japan into a power player in global fashion.
In addition to its fashions lines, CDG has worked with countless brands such as artist or even other designers. Nike x Comme Des Garcons sneaker collections is probably the most recognized collaboration among all of them. Merging high profile design like CDG advanced streetwear with everyday style work wonders.
The effects of the brand are clear when looking at the increase in luxury streetwear. The ability of comme des garcons to offer street-style clothes with high fashion sensibilities has made it relevant with younger, forward-looking audiences. Over the years, portions of their lines like Comme des Garçons Homme Plus have shown how easily the brand blends tailored pieces and casual sporty influences.