ATACAMA RE-COMMERCE: UMA INICIATIVA PARA RESGATAR ROUPAS NO DESERTO DO ATACAMA

Já pensou ser possível comprar peças vindas direto do lixão da moda localizado no deserto do Atacama (Chile)? Pagando só o frete? Esse é o intuíto da ação Atacama Re-commerce.

A Fashion Revolution Brasil em parceria com o Desierto Verde patrocinam o Atacama Re-commerce, uma ação criada pela Artplan e assinado pela VTEX que visa chamar atenção para o impacto ambiental da indústria da moda, especialmente relacionado ao descarte têxtil no Deserto do Atacama.

A estimativa é de que cerca de 40 mil toneladas de peças sejam despejadas na região, anualmente. Para isso a iniciativa do e-commerce permite que peças de marcas renomadas, muitas delas nunca usadas, sejam compradas por consumidores de maneira online.

As roupas são higienizadas, organizadas e disponibilizadas na plataforma digital. E os consumidores podem acessar ao site, escolher os produtos e pagar apenas o valor do frete, já que as roupas em si são oferecidas gratuitamente.

+ Leia Também - Atacama Fashion Week: o desfile no lixão da moda

O site do Atacama Re-commerce teve sua estreia no dia 17/03/2025, e já no primeiro drop disponibilizado, foram vendidas 300 peças em apenas 5 horas, em países como Brasil, Chile, Espanha, França, EUA, China e Reino Unido. A ideia é que o site continue a lançar mais drops.

Iniciativas como o Re-Commerce são essenciais para repensar a maneira como consumimos moda. O impacto ambiental da indústria têxtil é enorme, e fomentar alternativas sustentáveis é um caminho para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais e as comunidades locais, que são afetadas por esses problemas”, afirma Ángela Astudillo, cofundadora da Desierto Vestido, uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar, conscientizar e incentivar a economia circular na indústria têxtil.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar no Facebook

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Esse projeto é lindo!! Tomara que lancem mais e mais coleções, pra dar destino a grande parte dessas peças. Acho triste demais peças boas e com etiquetas irem parar nesses lugares 🥹

    Parabéns por trazer esse assunto pra cá! Abração!
    https://falacatarina.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o projeto tem o intuito mesmo de continuar a ativa por mais um período. É realmente, uma situação triste, ver que tantas peças em boas condições irão parar em lugares como esse.

      Excluir
  2. Eu acho esse projeto genial. A indústria do fast fashion aumentou muito o consumismo, e diversas roupas, como você mencionou, nunca sequer foram usadas e acabaram tendo o mesmo 'fim': ir para o lixão. Projetos como esse podem influenciar mais pessoas a serem mais conscientes.

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
  3. Oi! Caí aqui de paraquedas e já adorei tudo por aqui 💫
    Nossa, que iniciativa incrível! 💛 Amei de verdade… o mundo tá precisando de mais ações assim, cheias de propósito e carinho. Que isso se espalhe cada vez mais! ✨🌍

    ResponderExcluir