COMO PASSAR PELA CRISE DOS 30 ANOS SEM CRISE?



A crise dos 30 anos é um momento que acontece na vida de qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Em sua maioria não tem uma data certa ou tempo certo para chegar, para alguns é mais tardio e para outros acontece mais cedo, e ainda há aqueles que afirmam nunca terem chegado ou passado por ela.

Mas é unânime que quem está na faixa dos 30 começa a ter muitas dúvidas internas e a refletir sobre a sua trajetória de vida, passando a ficar diante de muitas possibilidades sobre as decisões que já foram tomadas, e isso ganha um peso maior do que ele realmente é.

Por mais que a crise dos 30 anos seja frequentemente tratada como um momento de angústia e incertezas, ela também pode ser a oportunidade para a autodescoberta e o crescimento pessoal.

ACEITE QUE É NORMAL

Sabe aquela frase popular “você não é o centro do universo”? Então, entenda que é um momento em que qualquer pessoa pode passar por ele, é mais comum do que imaginamos e apenas não o tratamos de forma natural ou saudável. A partir do momento em que você aceita que está passando por isso o desconforto sobre as questões internas vai dando lugar a uma autorreflexão.

AUTOCONHECIMENTO

Buscar autoconhecimento e entender as suas motivações pode ajudar com o processo.

Seus sonhos são os mesmos ou mudaram? Suas metas estão de acordo com seus valores? O que gosta de fazer agora? O que não gosta de fazer? O que gosta em si mesmo? O que não gosta em si mesmo? Pergunte-se.

Coloque tudo em um diário e vai fazendo uma análise para entender que você tem mudado e tudo bem com isso.

EXPLORE NOVOS INTERESSES

Os anos de experiência me ensinaram que é preciso abrirmos o nosso horizonte e experimentarmos coisas novas. Quando jovens nós, às vezes, achamos que gostamos daquilo que nos mantém confortável, e quando vivemos descobrimos outras coisas que gostamos muito mais do que aquilo que achávamos que gostávamos tanto.

Descobrir novos interesses e novas paixões pode ajudar a encontrar um propósito e um sentido na vida.

CONVERSE COM ALGUÉM

Procurar a ajuda de um profissional da área de saúde mental pode te ajudar com o processo e te abrir para questões internas mal resolvidas. Se sente que o momento tem causado muita aflição o acompanhamento vai ajudar a expandir suas ideias e a clarear os pensamentos, tornando o processo mais natural e pouco aflitivo.


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar no Facebook.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Eu passei pelos 30 BEM de boa, mas sei que não é o caso para todo mundo. Pode ser mesmo uma época de incertezas e de arrependimentos, mas o importante é não se colocar mais pressão do que o normal. Muito bom o post Karolini! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Camila! Gostei, como falei na postagem: devemos entender que é normal, e saber lidar com isso da melhor forma possível.

      Excluir
  2. Autoconhecimento é fundamental e eu passei pela crise dos 30. Não sei se me afetou muito mas confesso que não gostei de sentir que o tempo voa.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Vanessa, autoconhecimento é fundamental para sabermos lidar quando algo assim nos acontece.

      Excluir
  3. Acho que passei por essa crise e tenho passado ainda, mas não maximizo e não elevo seu valor e importância, não. Só compreendo e reflito sobre muitas questões da minha vida.

    Arrasou. Deve ter arrasado nas compras.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão, Emerson, não é maximizar e sim compreender o que está acontecendo. Reflexão e compreensão são os principais artifícios para sabermos lidar com o momento.

      Excluir
  4. Tenho 32, mas ainda não me identifico como uma pessoa que já passou dos 30 kkkkkk...Mas essa crise chega mesmo, pra mim foi bem leve, porque não tenho mto tempo pra ficar pensando nisso, mas faz parte da nossa vivência.

    Beijos e amei conhecer seu blog.
    Vim pela SABRINA SANTOS Blog.

    https://www.momentosecoisas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, a crise chega para todos. Questionamentos, o porquê de estarmos onde estamos, estamos realizados e felizes, qual são nossos desejos no momento, tudo muda e percebemos que mudamos. Que o tempo nos mudou! Acho que a gente deveria ter mais tempo para pensar e refletir...

      Excluir
  5. Ótimo post, Karolini!

    Uma das coisas engraçadas sobre esse assunto de chegar nos 30, é que mesmo sabendo que eu sou uma adulta de 27 anos, eu ainda me sinto uma adolescente por dentro. Imagino que eu chegando nos 30 ainda vou ter esse tipo de confusão em mim hahaha

    Sabe algo que me acalma? Saber que 30, no mundo que a gente vive, ainda é uma pessoa com muitas coisas pela frente. Lembro que na minha infância, quando alguém falava que tinha mais que 30, já parecia ser uma pessoa velha. Agora que eu estou perto, não consigo sentir isso... me sinto jovem, cheia de vida e oportunidades.

    Minha meta é chegar nos 60 linda, maravilhosa e cheia de energia que nem a Shania Twain hahaha

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, concordo. Não me sinto velha, estou como a música da Sandy "sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem". huahuahuahua Também quero chegar aos 60 muito bem.
      Estou bem próxima dos 30 e a cada dia parece que o mundo se abre para mim em mais oportunidades...

      Excluir
  6. Logo logo vivo as crises dos 40 hahahaha
    e nem me livrei da dos 30 ainda hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahuahua
      Clay, estamos saindo de uma e entrando em outra.
      Será que nos 40 não nos sentimos mais maduras?

      Excluir