PAREI DE PROCRASTINAR QUANDO ENTENDI ISSO!


Eu procrastino, tu procrastinas e todos procrastinam. O ato de procrastinar é comum de todo ser humano. Afinal, quem nunca procrastinou uma tarefa que considerava chata ou burocrática? Quem nunca procrastinou por puro cansaço? Quem nunca, certo? No meu caso, eu procrastinei por MEDO de não saber lidar com o sucesso. E sabe como eu descobri isso? Bom, pega um café, um chá ou um vinho, e vem comigo que vou te explicar.

Talvez eu nunca tenha falado, mas eu gosto muito de escutar o podcast da Regina Giannetti, “Autoconsciente”. Cada episódio complementa o assunto do anterior, então é ideal que o escute na ordem de publicação, e o episódio 22 (Para entender a procrastinação sem culpa) veio em uma ótima hora, porque foi através das reflexões contidas nesse episódio que me deparei com uma verdade: eu estava com MEDO de que o meu projeto pessoal (blog+brechó) descem certo e eu não conseguisse dar conta.

Essa descoberta foi um estalo para minha consciência naquele momento. Eu estava dentro do ônibus, indo para mais um dia de trabalho, quando Regina explicou que um dos motivos da procrastinação possa ser MEDO, e inclusive falou da própria experiência. Claro que racionalizei toda a questão que estava envolvida naquele momento e pude perceber que se tratava disso mesmo: MEDO.

Fui para o trabalho com a cabeça a mil por hora, chocada que já poderia ter conquistado a grande meta que busco para o blog e brechó, e que protelei por medo. Depois, precisei racionalizar a questão novamente, para que não entrasse em um sentimento de culpa por não ter reparado nisso antes.

“E AGORA, KAROL? O QUE ESTÁ FAZENDO PARA REVERTER A SITUAÇÃO E CHEGAR A META PRETENDIDA?”

Bom, meus caros leitores! Tudo precisa começar aos poucos, envolvendo planejamento e constância. Que é o que move nossa rotina para que consigamos alcançar as metas pretendidas.

Comecei com o brechó. Busquei exemplos para me ajudar a montar um plano de negócios para minha loja online, defini o nicho que gostaria de trabalhar, defini a logo e artes das postagens e comecei a fotografar as roupas que iriam para o brechó. Todo dia eu colocava na minha agenda um bloco de atividades voltadas para o brechó. Aos poucos fui montando até conseguir postar o primeiro lote de roupas.

Em seguida parti para o blog. Como é um trabalho que sempre amei, retornar foi um alívio. Comecei definindo as primeiras postagens que gostaria de fazer para o blog, as experiências que gostaria de trazer para cá, reavaliei o plano de negócios do blog e como quero atrelar o brechó ao blog comecei a pensar em formas de falar sobre moda sustentável, cada dia eu tinha um bloco de tarefas do que fazer para retornar com o blog.

Tanto o blog quanto o brechó eu entendi que precisava considera-los como um trabalho. Não era mais um hobby, eu não podia ficar com vergonha de dizer que tinha um blog e um brechó, e de demonstrar que tinha orgulho dessa área da minha vida.

Estipulei uma data para retornar com o projeto, porque eu entendi que não precisava esperar até segunda-feira ou mês que vem, para iniciar. Poderia ser agora, com o que eu tinha, com o tempo que dispunha e era isso.

Outra coisa que fiz foi coloca-los como prioridade, dei a devida importância ao projeto e as metas que eu gostaria de alcançar. Por isso tive que abrir mão da atividade física durante a semana em que comecei a reconstruir toda a estrutura do blog e do brechó.

Mas o melhor de tudo foi ver que a procrastinação foi dando lugar a motivação, a disciplina de montar, todo dia, um pedaço do projeto me fez olhar o processo com mais empolgação para dar continuidade e apreciar o processo. Porque é como eu digo: “às vezes nós olhamos muito a linha de chegada, mas esquecemos de viver o processo e aproveitar cada momento”.

E por aí? O que rolou nos últimos meses que estive fora daqui?


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar no Facebook.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Já passei diversas vezes por isso de deixar de fazer as coisas por conta do medo de dar certo. Colocar seus projetos como prioridade e vê-los como trabalho é realmente a melhor forma de conseguir levar adiante (falo por experiência própria, hehehe).
    Tenho certeza que as coisas darão certo, torcendo por você!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, muito obrigada!
      Também estou indo com o gás todo que eu tenho. Porque não tá fácil cuidar de tudo isso, huahuahuahuahua

      Excluir
  2. Que possa lograr êxito com o blog e o brechó. Devemos fazer o que gostamos e fazer do nosso trabalho diversão e bem estar. A nossa saúde agradece!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Essa organização faz toda diferença para realização. Ótimo post!

    Abraços!
    https://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa faz total sentido isso de procrastinar e medo. Mas também o contrário, eu pelo menos já procarstinei muito por medo de não dar certo e ter que lidar com a frustração.
    Mas que massa essa sua ideia do brechó. Desejo muitooo sucesso! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, faz total sentindo procrastinar por medo de dar errado. huahuahuahuahua
      Obrigada!

      Excluir
  5. Amei ver que todos procrastinamos e com certeza é a mais pura verdade. Gostei desse post e ter em mente que precisamos considerar o que fazemos não só como um hobbye e sim como algo que faz parte da nossa trajetória e isso faz que possamos continuar e não fazer só quando queremos.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir