POR QUE O BLOG KAROLINI BARBARA NASCEU?


Para aqueles que já estão aqui há certo tempo saibam que antes desse cantinho receber o meu próprio nome, Karolini Barbara, ele começou como Jornal Informal.

Mas deixa eu contar essa história direito. Tudo começou no ano de 2018.

Eu pouco falava sobre a minha página da Web e já tinha acabado com o antigo Women Rocker (um blog para a mulher rockeira e alternativa), mas queria muito aprender um pouco mais sobre Jornalismo, afinal eu havia começado a faculdade, porém não consegui dar continuidade a mesma (quem sabe um dia eu não dê uma chance a ela). Foi aí, que em janeiro de 2018 nasceu o Jornal Informal.

O Jornal Informal falava sobre política, cultura e mais alguma coisa que eu não lembro mais, e com o nascimento do Jornal Informal resolvi também trazer alguns colunistas para cá, para me ajudar com as postagens e fidelização do blog na web.

Inclusive, na mesma época em que escrevia para o Jornal Informal, eu também me tornei colunista do antigo Trash Rock, comandado pela Marilia, que hoje é um podcast sobre música.

Deu certo por um tempo, durante uns 2 anos, porém aos poucos os colunistas saíram do blog, e eu continuei postando de acordo com os temas propostos, porém não sentia que era dessa forma que eu gostaria de continuar.

Permaneci com o Jornal Informal até mais ou menos 2020, e então decidi chamar o blog com meu próprio nome: Karolini Barbara. Que era algo que já pensava há um bom tempo, porém não havia tido coragem para fazê-lo.

+ Leia Também: Por que o Blog continua sendo minha rede social favorita desde 2010?

NASCE O KAROLINI BARBARA

Bom, com o nascimento do cantinho que então recebe o meu próprio nome, é claro que algumas coisas mudam. Continuei sendo parceira de alguns autores, trazendo resenhas e obras que valiam a pena serem lidas, porém eu comecei a me sentir insatisfeita com os temas e a forma como estava levando o blog.

Para quem já passou por aqui, sabe muito bem que eu mudo de layout a cada um ano, então já tive muitos layouts (todos gratuitos e fáceis de editar), mas ainda sim não me sentia satisfeita. Por vezes me afastei, cheguei a comentar que passei 1 mês longe da internet, para que a minha criatividade voltasse e o bloqueio passasse.

E aos poucos vi os temas irem mudando conforme eu mudava. Afinal o blog é uma extensão minha então ele estava apenas me acompanhando. E daí quando foi o final de 2022 (faltando três meses para acabar o ano) eu comecei a fazer um rebranding do blog e seu conteúdo.

Comecei pelas postagens. Exclui muitas postagens que não estariam mais de acordo com os temas que iria propor aqui, aqueles a qual queria escrever. Isso levou em torno de uma semana, algumas postagens reaproveitei e acabei atualizando elas.

Após excluir as postagens, defini três temas principais de acordo com o nicho que começaria a abordar aqui. Aos poucos fui dando um novo formato, montando um plano de negócios e aprendendo sobre o Pinterest e toda a produção de conteúdo necessária para continuar aqui.

KAROLINI BARBARA: LIFESTYLE, HÁBITOS & COMPORTAMENTO

Chegamos então em 2023: com 51 seguidores (pode não ser grande coisa para muitos blogs, mas são conquistas de meu espaço e sou grata a eles!), alguns blogs amigos (blogs amigos que não largo por nadinha nesse mundo) e muitos planos e metas para esse meu espaço.

Para quem ama a blogosfera e vem desde os seus primórdios, onde isso tudo aqui era mato e terra de ninguém, estar ativo por aqui é uma grande conquista.

Da época da blogosfera até agora muitas coisas mudaram, vi muitos blogs se desfazerem e poucos os que ficaram. Estou por aqui desde 2010 e não largo isso aqui por nadinha nesse mundo.

Para aqueles que chegam agora: sejam bem vindos!

Para quem já está aqui há um tempo: não deixe de me acompanhar! Vamos juntos construir esse espaço.


Gostaram do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest.

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Que legal a história do seu blog!! Também já tive vários outros até chegar nesse, espero que seja o último kkkk. Adorei conhecer mais sobre você e seu blog, já que cheguei há pouco tempo.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina!
      Seja bem vinda por aqui sempre!
      A era em que criamos inúmeros blogs é a era de ouro, certo? huahuahuahuahua

      Excluir
  2. Adorei saber um pouquinho mais sobre a trajetória do seu blog Karolini! Também estou aqui nesse universo dos blogs há tempos, é muito bom ver os blogs que a gente gosta ainda no ar, produzindo excelentes conteúdos. Muito sucesso e longa vida ao seu cantinho! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila obrigada! Eu amo esse cantinho meu aqui, e amo passar lá no seu cantinho também!

      Excluir
  3. É engraçado a gente parar para pensar em como os nossos blogs nasceram né? o meu se chamava Girl Off Stily e nem esilo eu tinha haha. Que bom que vimos para o lado bom da força, pelo menos para escrever desvaneios a gente se sente mais a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Paloma! Fico lembrando dos blogs que eu tive antigamente, e nada me dá mais nostalgia que isso. huahuahuahuahua

      Excluir
  4. Caramba muito legal saber sobre a sua história nesse mundo dos blogs!
    Ah, uma coisa que eu sabia mas sempre esquecia de comentar com você, é que eu sou da época do Trash Rock, inclusive a Marilia é minha amiga e eu já participei do podcast dela hehe :)
    Eu amo esse mundo dos blogs, é sensacional! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira! Eu já vi essa colab entre você e a Marilia do Trash Rock mesmo! Pois é eu fui colaboradora por lá!

      Excluir
  5. Nosssaa Ka, que legal a história do seu blog. Não estou aqui há muito tempo, mas sua história me fez visualizar toda essa jornada. Feliz de ter te encontrado aqui na blogosfera.

    beijos, Ka
    https://karolineteodoro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de Karol para Karol, espero que retorne mais vezes. Gosto de trazer muito conteúdo gostoso e bacana para cá!

      Excluir
  6. Conheci o seu blog hoje, indicação da minha amiga Ka que comentou logo acima. Eu voltei para a blogosfera ontem, eu também estava aqui desde 2010 mais ou menos, tive muuuuuitos blogs mas há mais de 6 anos que parei de postar.
    Decidi voltar porque queria um lugar seguro para me expressar e postar minhas fotos sem pressão das redes sociais, o conteúdo instantâneo de instagram e tiktok estavam me sufocando.
    Estou feliz por ter encontrado o seu blog, lido sua trajetória e principalmente por ver várias pessoas comentando, eu não sabia que ainda tinha tanta gente por aqui.
    Vou continuar acompanhando!

    Com amor, Tati.
    https://tatilucindofoto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati seja muito bem vinda gatona! Esse espaço é gostoso demais e aberto (igual coração de mãe que sempre cabe mais um). Eu tive infinitos blogs desde 2010, e estou com esse agora que tem lutado e muito sempre por aqui! Espero que volte muitas e muitas vezes aqui!

      Excluir
  7. Que legal conhecer mais da história do seu blog. Lembro desde o início do blog. Como é importante essa evolução nossa, não é? Também não largo esse mundo da blogosfera por nada.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor mundo não há né?! huahuahuahuahua
      Emerson a blogosfera é um negócio viciante e por mais que tenham as outras redes sociais, acredito que não supera essa aqui. Pelo menos não para nós!

      Excluir
  8. Adoro seu blog e não fazia ideia da história dele!!
    Aqui na internet a gente sempre acaba mudando de rota conforme vamos evoluindo mesmo, e acho que é sobre isso, né? Ir transparecendo quem somos e o que fazemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é isso mesmo Vitória! Todo mundo tem uma trajetória gostosa por essa rede social.
      Ps.: também adoro seu blog gatona!

      Excluir
  9. Adorei conhecer mais um pouquinho sobre ti e o blog 🤩
    A vida com blog é mais colorida, né? Essa troca que temos por aqui não tem preço!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. adorei sabrer um pouquinho mais. :)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir