6 LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM O LIVRO “ESSENCIALISMO”

Li o livro “Essencialismo: a disciplinada busca por menos” no final de 2022, sendo assim minha última leitura do ano. E pensa em um livro que veio em uma ótima hora! Pensou? Então pensa novamente porque não pensou direito.

Ao final de 2022 eu comecei a buscar alguns livros na área de desenvolvimento pessoal, sendo esse citado na postagem de hoje como um dos escolhidos. Para 2023 eu busco me concentrar um pouco mais no meu bem estar mental, físico e emocional, porque se tudo isso estiver fluindo bem, todo o restante irá acompanhar.

Lendo a obra eu pude fazer uma autoavaliação minha de como estava tentando fazer tudo ao mesmo tempo, sem nunca conseguir resultados satisfatórios, o que me fazia entrar em uma espiral constante de frustração. E o autor Greg Mckeown nos assinala, por meios de exemplos da vida real, as situações em que nos colocamos por falta de uma melhor análise das nossas opções, ou das nossas vontades naquele momento.

Depois de ler eu consegui tirar 06 lições que venho buscando colocar em prática para desenvolver as áreas da minha vida que estão estagnadas e que me deixam com o sentimento de insatisfação.

MENOS, PORÉM MELHOR!

Tema central do livro. O autor em vários momentos nos relembra, inclusive por meio de exemplos da sua experiência de vida, que fazer o menos não é ruim, ao contrário, é possível que se tenha resultados satisfatórios ao se colocar para fazer apenas aquilo que precisa ser feito.

Já escutaram aquele “estou fazendo o que sou pago para fazer”? Seria basicamente isso, só que com consciência. Seria dar evidência aquilo que você é muito bom e faz muito bem, que pode assim trazer frutos maduros, sem cair na onda de querer fazer mil atividades ao mesmo tempo e não conseguir colocar um tempo de qualidade aquilo que se faz, ou trazer qualidade para a atividade que se propôs a fazer. 

O QUE É ESSENCIAL?

Às vezes, antes de darmos uma resposta é preciso fazer uma pergunta: “o que é essencial?”. Greg nos explica que nunca vamos conseguir fazer tudo. É necessário que saibamos entender que para se conquistar algo é preciso abrir mão de alguma coisa, e fazer uma análise clara antes de se comprometer com algum projeto ou demanda (sendo ela no trabalho ou vida pessoal).

Precisamos parar para analisar se determinado projeto ou atividade está de acordo com nossas metas, sonhos e objetivos. Por vezes nos colocamos em situações e projetos que não queremos estar porque achamos que estamos perdendo alguma oportunidade que aquilo poderia nos oferecer em determinado momento.

E se a melhor oportunidade seria recusar estar comprometido com uma atividade que não condiz com o que se quer? Fica a reflexão.

TENHA UMA ROTINA

Ter uma rotina faz com que possamos nos comprometer melhor com nós mesmos e com aquilo que buscamos para nosso bem estar social, acadêmico e profissional, assim é explicado no livro.

O ser humano é movido a rotina, e isso faz com que se crie hábitos e assim se mantenha a constância. Além disso, uma rotina não precisa ser engessada e a mesma para todos os dia, podemos alocar momentos de lazer, e compromissos durante a semana, mês e ano.

A ideia principal de se construir uma rotina é que ela será baseada naquilo que você busca alcançar, por vezes precisamos adaptá-la aquilo que almejamos para nossa vida, e uma rotina baseada em nossos valores e metas nos traz frutos para um futuro.

FOCO NO PRESENTE

Quanto tempo passamos lembrando do passado ou planejando constantemente o futuro? Tanto tempo que nos esquecemos de focar no agora, nas oportunidades de agora, nas portas que se fecham e abrem.

Sabe aquela história de que estamos tão focados na chegada, quem não observamos o caminho que fazemos, ou quantos obstáculos ultrapassamos para chegar ali? É isso que fazemos, eu mesma fiz muito isso em 2022. E com certeza focar no presente, no agora é uma das minhas metas para esse ano de 2023.

Às vezes queremos tanto alcançar uma meta, que ficamos automáticos e esquecemo-nos de aproveitar e, até mesmo comemorar, os pequenos passos que vamos dando durante a caminhada.

TENHA UM DIÁRIO

Escrever sobre o dia, ou as coisas essenciais que nos acontece ajuda a relaxar a mente e trazer foco. Para quem tem uma mente acelerada, que uma hora está pensando em algo e daqui a 10min pensando em outra e assim sucessivamente, entende que é difícil manter o foco e a clareza.

O diário nos ajuda a expor nossas emoções, ações diárias e nos ajuda a entender o que estamos passando ou o que aconteceu naquele dia pode significar. O ideial é que se tenha o hábito constante de escrever em um diário.

Eu, particularmente, escrevo pela manhã. Quando termino de preparar o café, e me sento à mesa para poder desfrutar do meu momento de tranquilidade e pausa, tiro alguns minutos para escrever no meu diário. Tem se tornado um hábito de prazer e me ajudado com a mente acelerada.

BUSQUE UMA VIDA COM SIGNIFICADO

Vamos com calma, o autor não cita sobre ser “aquela garota”, termo que ficou popular na vida de blogueir@s no ano de 2022. Ao contrário, Greg nos ensina que levar uma vida apenas com o essencial pode ser (ou se tornar) uma vida que valha a pena ser vivida, com significado e uma jornada prazerosa.

Nós acreditamos que apenas quando tivermos o carro do ano, ou aquela grana toda, ou aquele cargo e etc, é que estaremos realizados. Porém, o autor nos explica o contrário quando nos lembra constantemente do lema: “menos, porém melhor!”.

Uma vida que valha a pena ser vivida não precisa do carro do ano ou ser milionário, às vezes estamos tão acostumados a ter tanto que não vemos mais valor nas nossas conquistas, nas nossas lutas diárias e nos processos. E entramos naquele ciclo de sempre mais e mais e pouca satisfação do mais.

Uma vida com significado pode ser uma vida com o essencial.

Qual foi a última leitura de vocês?


Compre o livro AQUI!

Gostou do conteúdo? Não se esquece de me seguir no pinterest. Ao adquirir o produto através dos links postados aqui você não paga mais por isso e ajuda a manter o blog. 

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Oi.
    Se tem um livro que li e reli algumas vezes foi esse e podemos tirar muitas lições importantes, achei maravilhoso ver essas lições por aqui.
    Há algum tempo atrás fiz um post falando também do que aprendi com esse livro e só escolhemos alguns pontos porque o livro inteiro é muito bom.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Eu gostei muito do conteúdo do livro. Concordo que podemos extrair diversos conselhos e direcionamentos para refletirmos a vida que estamos levando. Mas esses 6 acima fizeram um sentido enorme e espero que possa fazer a outras pessoas também.

      Excluir
  2. Muito interessante esse livro e trás muitas reflexões heim! Fiquei pensando aqui, o que de fato é essencial na minha vida... Isso de ter um diário é algo bem legal, porém eu uso meu blog como diário haha e tenho comecei a gravar uns vídeos como vlog também pra falar e dar uma desacelerada na mente.
    Enfim, adorei a dica e o que trouxe sobre o livro pra nós! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Sim, mana é um livro que nos traz ótimos direcionamentos e reflexões. Tenho curtido muitas leituras nesse formato, por conta do processo que estou vivenciando no momento.
      Espero que possa fazer sentido para outros leitores e que possa fazer sentido a você também. :)

      Excluir
  3. Oi Karolini, tudo bem?
    Esse é um dos livros que está na minha lista de leitura, e realmente o conteúdo dele é um tesouro. Sua reflexão me fez querer lê-lo ainda mais.
    Pelo que você escreveu , percebi que um dos pontos chaves do livro é a vivencia do presente e o aproveitamento do processo. Saber viver de maneira plena cada momento, absorvendo o que cada experiência tem a transmitir.
    Abraços,
    Amanda
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Sim! Esse é o princípio do livro em si.
      Espero que dê a ele a chance que merece, porque com certeza não irá se arrepender.
      Nós temos uma tendência a querermos fazer tudo ao mesmo tempo, sem dedicar tempo de qualidade de fato o que é necessário. É um ótima leitura para iniciar 2023.

      Excluir
  4. Eu ainda não li esse livro (está na lista), mas eu concordo com os 6 pontos que você trouxe aqui, porque são pontos que exercito na minha vida. Agora fiquei com ainda mais vontade de ler o livro! hehehe

    Que seu 2023 seja incrível!
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, espero de coração que dê uma chance ao livro, garanto que não se arrependerá!

      Excluir
  5. Só li verdades! Atualmente eu estou focando em ter uma vida com mais significado. E muitas vezes a gente sabe o que é importante pra gente, mas não queremos ouvir. É difícil decidir se escutar e tomar ações em cima delas.

    Ótimo apanhado de lições Karol!

    ResponderExcluir