AUTOCONHECIMENTO: 4 MANEIRAS DE PRATICÁ-LO


O autoconhecimento começa com questionamentos (pelo menos começou assim comigo) e pode vir por diversas situações, comigo, por exemplo, começou após a morte do meu pai e a crise dos 30 anos. Já para outros poderá vir após o término de um relacionamento, alguma perda de alguém importante, ou insatisfação profissional e pessoal que vem crescendo. E hoje, eu entendo que a busca por se conhecer vem em um momento em que estaremos muito mais sábios para começar a trilhar esse caminho.

Hoje, posso dizer que é um momento em que a vida dá uma girada de chave e guinada diferente, onde você está mais aberto ao novo e tudo o que virá com ele (de bom e ruim), e então poderá tomar decisões mais assertivas e centradas no que está acontecendo. Porque esse processo vai nos tirar da zona de conforto.

Então eu reuni aqui uma pequena lista com 4 maneiras para você praticar o autoconhecimento sem pressão e com muito mais tranquilidade nesse processo.

TERAPIA

Alguns irão precisar de uma ajuda para passar por isso, às vezes, será preciso alguém te indicar um norte de por onde começar e como seguir. E esse é o papel do psicólogo, ele irá te ajudar nesse processo, vai desvendar os gatilhos junto com você, e te ajudar a encontrar uma forma de se enxergar como nem sempre você se vê.

DIÁRIO DO AUTOCONHECIMENTO

Foi assim que comecei o meu autoconhecimento e por isso ele está aqui na lista. Escrever nossas características, gostos, como estamos no sentindo no dia e etc, nos ajuda a enxergar gatilhos para emoções ruins e negativas, para entender o que está acontecendo, entender como somos e lidamos com uma situação, o que não tem nos deixado satisfeito e como podemos melhorar, etc.

O meu diário eu fiz no Notion, mas você pode fazer em um caderno a mão mesmo, ter um diário onde todo dia você pode conversar com ele. Nele você pode desenhar, escrever, fazer colagem, tudo aquilo que pode te ajudar a se conhecer e entender.

TESTAR ALGO NOVO PARA FAZER

Sair, sozinho ou acompanhado, fazer uma trilha, corrida, academia, entrar em um curso de arte, dança, etc. Fazer algo que te tira daquela bolha da mesmice, descobrir os seus verdadeiros gostos ou o seus gostos novos, porque nós somos uma inconstante, mudando o tempo todo. Se transformando.

Por exemplo, eu gosto muito do silêncio da manhã, acordar, arrumar a cama, fazer meu café, colocar o podcast que gosto de ouvir, Café com Deus Pai (fazer meu devocional), dar Bom Dia para minha mãe e irmão, e assim estou pronta para o dia. Amo esse momento!

Nunca pensei que o prazer da vida estava em momento simples que passam despercebidos, e que hoje me deixam preparada para o dia.

LEITURAS E PODCASTS PODEM AJUDAR

Se tem algo que descobri é que amo livros de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e anteriormente (quando mais jovem) não admitia que esse tipo de leitura tinha algo a acrescentar. Mas hoje, mesmo depois de ter dito “não diga dessa água nunca bebereis”, eu não só bebi como me afoguei.

Todo tipo de conteúdo da área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional tem me dado prazer em ler e ouvir, inclusive tenho uma Diário de Leitura onde faço anotações, coloco os trechos mais marcantes e etc, das leituras que faço.

Gente! Nesse processo de autoconhecimento eu redescobri o meu prazer, tesão, vontade de sempre escrever. E ser lida por outras pessoas, poder ajudar outras pessoas com as minhas palavras.

Teria alguma outra dica para indicar? Compartilha aqui!


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e de me acompanhar no Facebook.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom o post. Autoconhecimento é tudo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Karolini. :)
    Eu gosto muito dessa ideia de testar coisas novas. Muitas vezes a gente fica estagnado em rotinas e tarefas que não nos trazem muita reflexão ~ então acho que buscar atividades, hobbies, caminhos diferentes pode ser uma grande fonte de autoconhecimento. Muito bacana o seu post (e a reflexão). Beijos

    ResponderExcluir