DIA DA TERRA E O IMPACTO DA MODA NO MEIO AMBIENTE


Implementada pela ONU, no ano de 2009, o 22 de Abril, mundialmente conhecido como Dia do Planeta Terra, começou com 4 décadas antes, em 1970.

Gaylord Nelson (1916-2005) foi um ativista e senador Estadunidense e em 22 de Abril de 1970 promoveu uma grande manifestação nas cidades de Washington, Nova York e Portland, reunindo cerca de 20 milhões de pessoas. Na passeata haviam discursos que alertavam sobre as questões ambientais: poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa.

“O Dia da Terra é uma prova de uma nova e ampla preocupação nacional, que atravessa gerações e idealismos. Pode ser o símbolo de uma nova comunicação entre pessoas mais jovens e mais velhas no que se refere a nossos valores e prioridades”, anunciou Nelson em carta de 1971 a Frank Stanton, então presidente da CBS Media, respondendo sobre como surgiu a ideia do Dia da Terra.

COMO A MODA PODE AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA?

Em ano recentes a indústria da moda tem se voltado para o tema de sustentabilidade, e é inegável o impacto que gera, não só na forma como produz a moda, como também na influência que exerce em seus consumidores.

“De fato verificamos que a moda pode, sim, adotar práticas de sustentabilidade, criando produtos que demonstrem sua consciência diante das questões sociais e ambientais que se apresentam hoje em nosso planeta, e pode, ao mesmo tempo, expressar as ansiedades e desejos de quem a consome. Afinal, a moda não apenas nos espelha - ela nos expressa”, diz a autora Lilyan Berlim em seu livro Moda e Sustentabilidade uma reflexão necessária.

Em sua obra Lilyan nos afirma e mostra que a moda pode ser sustentável, e que uma crescente onda de marcas estão se preocupando em seu impacto no meio ambiente, pois sabemos muito bem que a indústria da moda tem sido uma das principais poluidoras do meio ambiente.

Empresas como C&A Europeia; PPR (Pinault-Printemps-Redoute) responsável pelas marcas de luxo Gucci, Sella McCartney, Yves Saint Laurent, Balenciaga; a LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy SA) responsável pelas marcas Dior, Louis Vuitton, Fendi, Donna Karan, entre outras; estão adotando práticas mais sustentáveis como: a adoção de algodão orgânico, na fabricação de suas peças, a criação do documentário “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa” e o lançamento de relatórios anuais de suas práticas ambientais, onde a empresa mostra a seus clientes internos e externos que tem se preocupado com a forma como seus produtos são fabricados, transportados e vendidos.

“Empresas que realmente estão buscando ser mais sustentáveis estão provocando mudanças no coração do seu negócio”, cita Lilyan.

E A NOSSA PARTE COMO CONSUMIDOR COMO FICA?

Nós podemos adotar muitas práticas, não só no Dia da Terra, como também no ano ano todo. Repensar a moda e seus impactos tem se tornado uma constante para nós consumidores, é preciso repensarmos nossos hábitos de consumo.

E quando digo repensar nossos hábitos de consumo reflito sobre a mão de obra que é utilizada na fabricação das peças/ acessórios, de onde vem a matéria prima e como ela é produzida, que práticas as indústrias têxteis tem tomado ao utilizar os recursos naturais, como a marca faz a logística reversa daquilo que deveria ser descartado, adotou-se o uso de produtos orgânicos para fabricação de suas peças, etc.

Repensar o consumo não é apenas um meio de avaliar se compro aquilo que utilizo e não o torno descartável, mas uma forma de se questionar quais os processos por trás daquelas peças e como elas influenciam no nosso planeta Terra.


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1 Comentários

  1. Que a gente possa cuidar do nosso planeta, pois ele é o único que temos para viver. Gostei demais de conhecer mais sobre o Dia da Terra.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

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    Até mais, Emerson Garcia

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