4 DOCUMENTÁRIOS PARA ENTENDERMOS NOSSA RELAÇÃO DE CONSUMO COM O MEIO AMBIENTE

Como você enxerga seu hábito consumo? Devemos concordar que a sociedade capitalista em que vivemos molda nossos hábitos de consumo, nos fazendo acreditar que devemos comprar, ter, possuir, adquirir muito além daquilo que precisamos. Afinal, por que ter só o que precisamos se podemos ter muito mais?

A sociedade ensina que só seremos felizes e obteremos sucesso se tivermos aquela roupa, aquele celular, comer naquele restaurante, ter aquele carro, e etc. Como ouvi certa vez “o brasileiro é egoísta”. Mas e se pudéssemos mudar esse hábito? E se desenvolvêssemos a cultura consciente? Onde não zelamos apenas pelo nosso bem, mas pelo bem comum, social.


Nesses 4 documentários seremos capazes de entender melhor nossa relação com o consumo e como ela vem impactando o meio ambiente em que vivemos.

CULTURA DO DESPERDÍCIO - POR UMA SOCIEDADE MAIS CONSCIENTE (2017)

Disponível no YouTube o documentário abordará de forma inicial o desperdício de alimentos bem como o consumo exagerado e o descarte indevido. Por meio de entrevistas com pensadores, ativistas, economistas e especialistas em diversos segmentos o documentário atingirá a todos aqueles que o assistirem, nos deixando reflexivos diante de uma mudança de padrão cultural e promoção da cidadania consciente.

O LIXO NOSSO DE CADA DIA (2020)

O documentário fará com que aqueles que assistirem reflitam sobre os caminhos que o lixo toma em Rio Preto, além de retratar a relação que a sociedade tem com o lixo que produz. Também disponível no YouTube.

MODA SUSTENTÁVEL - UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE (2018)

Como anda sua relação com o consumo de roupas? Você compra porquê precisa ou porquê acredita que precisa daquela peça? Nesse documentário, disponível no YouTube, nós seremos instigados a rever nossos hábitos de consumo com a moda. Por meio de depoimentos e entrevistas com especialistas de moda, psicologia e finanças, seremos levados a repensar e identificar se ter tantas peças no guarda-roupa é necessária ou não.

MONTANHA TÊXTIL - O FARDO OCULTO DOS RESÍDUOS DA MODA (2020)

Já chegou a pensar para onde vai as roupas das últimas coleções não vendidas pelas redes de varejo e grandes marcas? Nesse documentário descobriremos que milhares de roupas que não são mais vendidas ou usadas, são exportadas para o Quênia - país do Sul da África. O grande problema é que essa quantidade de resíduos têxteis é um problema muito maior de desperdício do que podemos pensar. Disponível no YouTube, o documentário nos instiga a refletir o destino das roupas e a exportação de forma desenfreada na busca de passar o problema para países que não possuem estrutura para resolvê-lo.

Você já conhecia algum desses documentários? Como anda sua relação com o consumo? Comenta aqui e vamos refletir juntos!


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar no Facebook.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Documentários bem interessantes. Não conhecia nenhum deles.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei a dica de ver documentários pertinentes ao tema. O consumo desregrado é prejudicial a nossa saúde a ao meio ambiente e achei muito bacana abordar esse tema.
    Beijos.



    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Karolini,

    Eu nunca assisti a esses documentários, mas tenho repensado minha forma de consumo há algum tempo! A gente não percebe que comprar vira um hábito e nem pensa mais no porquê de comprar tanto. Entender os impactos do consumo desenfreado pode ajudar a pensar novas formas de consumir.
    Vou colocar os documentários na minha lista aqui! Obrigada por abrir essa discussão.

    Um abraço

    ResponderExcluir