QUERO TER 30 ANOS. 30 ANOS, A IDADE DA CRISE



Você já viu aquela trend no instagram baseada no filme De Repente 30? “Quero ter 30 anos. 30 anos. A idade do sucesso”, um dos diálogos cinematográficos que se tornou um ícone dentro da cultura pop (e da Geração Millenial). Para alguns pode até ser a idade do sucesso, mas para mim têm se tornado um momento de muita reflexão.

Tudo bem que eu ainda não cheguei aos 30 anos, completei 29 anos há um mês, mas isso não quer dizer que eu não tenha sentido uma grande reviravolta de uns tempos para cá. E como é bom saber que não sou a única no mesmo barco (ou naufrago).

Pesquisando muito sobre a crise dos 30 anos, o Mr. Google me explicou que é mais normal do que se possa imaginar. Existe um período para homens e mulheres (aos 30 anos ou pré-30 anos) em que muitas certezas são colocadas a prova, o que gera um ciclo de insatisfação. E como tenho me sentido nesse meio tempo? Insatisfeita comigo mesma - e isso inclui carreira profissional, vida pessoal e a área espiritual. Poderia ser cômico, se não fosse tão confuso.

COMO SEI QUE ESTOU EM UMA CRISE DOS 30 ANOS?

Se existe algo que entendi nesse tempo é que passei a me questionar com frequência. Ou melhor, a questionar tudo aquilo que tinha como certeza em minha vida. Por exemplo, a carreira profissional: sempre desejei o cargo de liderança na empresa que estou atualmente, estou há 10 anos por lá, e durante muito tempo quis fazer o Trainee, mas tenho me sentido insatisfeita. Descobri que não quero mais fazer o Trainee e que não me sinto mais realizada em trabalhar por lá, e isso não é uma sensação externa de insatisfação com o trabalho, com a empresa em si. Mas é um movimento de insatisfação interno, porque além de querer mudar de área profissional, quero muito que meu hobby com o blog se torne uma empresa com rendimentos fixos. E é uma das metas que aos poucos estou colocando em prática esse ano.

Outro ponto é a insatisfação pessoal. Quero dar espaço para viver experiências novas com a mentalidade responsável e madura que tenho agora. Não tenho vontade de acumular bens materiais, mas sim vivências que me trarão sabedoria e gosto pela vida. Participar de projetos beneficentes, estar em maior contato com Deus, parar de seguir a vida que os outros querem e seguir a vida que eu quero. Outro ponto é que tenho pensado muito em construir uma família (com esposa e filhos). Viajar o mundo e o Brasil, conhecer outros lugares.

Já não sinto mais prazer ou disposição em ficar até tarde acordada, ir em balada e beber até ficar de ressaca. Prefiro um vinho (em casa ou na companhia de amigos), fazer algum programa bem família, sair com amigos para lugares mais tranquilos, fazer passeios ao ar livre, praticar atividade física, escrever no diário e estar aqui compartilhando minhas experiências com os leitores.

Tem sido um período em que comecei a refletir sobre a minha trajetória de vida, questionar minhas escolhas e o rumo que a minha vida está tomando.

ACONTECEU COM VOCÊ? SINAIS DA CRISE DOS 30 ANOS

  • Você não tem mais o mesmo ânimo para ficar em festas até tarde da noite, ou sequer beber e enfrentar uma ressaca no dia seguinte;
  • Prefere conforto, à elegância (na maior parte das vezes);
  • Sua opinião mudou sobre gostos, ideias, hábitos, atividades, trabalho, e até mesmo a presença de algumas pessoas perdeu o sentido em sua vida;
  • Sente alguma cobrança interna para ser mãe ou pai, ter estabilidade financeira, sair da casa dos pais, ou seja, está em busca de alguma realização;
  • Você sente que algo está fora do lugar, mas não consegue enxergar o que é;
  • Muitos sonhos antigos acabam ficando de lado, pois você pensa que já passou do tempo de realizá-los;
  • Você começa a se questionar se realmente gosta daquilo com o qual está trabalhando;


Gostou do conteúdo? Não se esquece de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar pelo Facebook.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Essa é uma ótima fase, que tenho gostado bastante. Adorei sua reflexão e ponto de vista.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de dizer que tem sido uma ótima fase em todos os aspectos, mas confesso que apesar de ser uma fase boa, ainda me deixa confusa com algumas coisas.

      Excluir
  2. Nooossa, eu to nessa crise há tempos! hahah mas agora lendo o seu post percebi que realmente quando virei os 30 acabei por me questionar em tudo o que eu tinha certeza na minha vida. Não é nada fácil porque crescemos vendo as pessoas ao redor tendo uma vida "feita" aos 30 e com esse booom da internet onde todo mundo posta que é bem sucedido antes disso, dá uma frustração imensa!!! Saber que não estamos sozinhas é um alívio. Adorei conhecer seu blog em plena era de 2023! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessie seja muito bem vinda ao meu cantinho. Sinta-se a vontade em voltar sempre que desejar!
      Sim! Confesso que nos dá uma certa frustração, porque na maior parte das vezes estamos nos comparando aos outros, e não enxergamos os nosso processos.

      Excluir
  3. No ano passado fiz 30 e senti o peso dessa idade, tive alguma dificuldade no início, mas depois, relaxei. Essa listinha que você trouxe é muito verdadeira, percebi algumas dessas mudanças, mas o principal posso dizer que é a mudança de gostos e de importância a certos aspectos da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É engraçado enxergar isso depois de um tempo, as prioridades mudam.

      Excluir