CHOQUE DE GERAÇÕES: GERAÇÃO Y (MILLENNIALS)


Os Millennials (geração Y), conhecida também como Geração Internet ou Digital, são os filhos da Geração X e nasceram entre 1980 e 1994. Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de trabalho.

Seus pais, a maioria da geração X, acometida por diversas crises e grandes taxas de desemprego, criaram os filhos com diversos presentes, atenções e atividades. Então, pode-se dizer que a Geração Y cresceu em meio a muita ação, estímulo de atividades variadas e tarefas múltiplas. Acostumados com a rapidez para conseguirem o que querem, os jovens "Y" dificilmente sujeitam-se a tarefas subalternas quando iniciam suas carreiras e lutam por bons salários desde cedo.

Assim como os membros de sua geração, criados realizando diversas tarefas ao mesmo tempo, os produtos tecnológicos lançados para os nascidos nesta época agregam múltiplas funções, permitindo que o jovem fale ao telefone, acesse a internet, escute música, comunique-se com seus amigos por mensagens, tire fotos e faça filmes e peça comida chinesa com um único aparelho remoto, que possibilita a realização dessas atividades de qualquer lugar.

A geração Y desenvolveu-se num contexto macroeconômico pós-Guerra Fria, onde as dicotomias extremas foram dissolvidas (com simbologia principal a queda do muro de Berlim) e os partidos multiplicaram-se e assimilaram características dos outros, tornando a percepção desta geração, com relação a que posicionamento tomar, mais complexa e sem base que a da geração X. A dinâmica sóciopolitica e econômica e a efemeridade dos elementos sociais em geral produziram um solo ideológico instável e flexível, de forma que o partidarismo, acompanhado pelo estímulo do liberalismo ao consumo, tornaram-se pouco nítidos a esta geração.


Além disso, a Geração Y tem um ponto de vista diferente da Geração X, que viveu em guerras e épocas de desemprego. Os "Ys" centram suas preocupações com o meio ambiente e com causas sociais.

CARACTERÍSTICAS 

A geração dos millennials vive com o rótulo de ser preguiçosa, narcisista e mimada. Em 2014, a revista Time classificou essa geração como a do “eu-eu-eu”.

  • Multitarefas;
  • Os nativos digitais são ambiciosos para atingir suas metas;
  • Elevado grau de inovação e de informatização;
  • Mais flexíveis;
  • Busca por qualidade de vida, bem-estar;

GERAÇÃO Y HOJE

Millennials, ou Geração Y, atualmente estão entre a faixa etária dos 26 a 40 anos. Eles cresceram no início de uma crise financeira e da aceleração tecnológica. Um grupo mais socialmente liberal e diversificado do que os anteriores, em 2021 eles são as pessoas que já se formaram na faculdade e estão no mercado de trabalho.

Essa geração ainda não alcançou coisas como: casamento, propriedade privada e paternidade. Em sua maioria, eles ainda vivem com os pais e não gostam disso, e apesar de receberem mais do que as outras gerações, acabam tendo salário pequeno devido ao aumento dos preços.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Interessante isso das gerações!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karol
    Eu sou da Geração Y e confesso que me sinto bem perdida nesse rolê. Comparo a minha experiência e ideologias com a minha irmã caçula de 17. É bizarro o quanto ela pensa diferente de mim, mesmo 7 anos mais jovem que eu. Esse negócio de ser preguiçoso é um fato, estamos acostumados a ter tudo rápido demais, mas acredito que a geração depois da nossa consegue ser pior ainda, tanto que não se esforçam o mínimo para conseguir as coisas. E daí pra frente é só ladeira abaixo...
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nós queremos tudo para ontem. :)
      Não estamos tão acostumados com o processo de ter que ir com calma e paciência.
      A geração Z está quase perdida... O.O
      huahuahuahuahuahuahua
      A ideia era melhorarmos.

      Excluir
  3. Oi Karol,
    Primeiramente, eu amo esses seus posts cheio de fontes e informativo você arrasa, parabéns!
    Agora, devo concordar com essa geração Millennians ser uma geração "preguiçosa", ela mudou totalmente a chavinha e tem ideias e objetivos completamente diferentes de qualquer outra geração.
    Enfim, unico jeito e saber lidar com essas diferentes gerações, principalmente em nosso convivio diário.
    Um beijo!
    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a geração Y tem ideais bem diferentes.
      Respeitar cada um é a chave para uma boa convivência.

      Excluir