6 CORRENTES DA MODA SUSTENTÁVEL QUE VÃO TE FAZER REPENSAR SEU CONSUMO


Dentro do conceito de moda sustentável surgiram algumas vertentes que instigam os consumidores a repensarem a forma como se consome a moda. Venho aqui apresentar 6 correntes da moda sustentável que vão nos fazer repensar o nosso consumo. Vamos juntos!

ECO CHIC

Sabia que é possível unir elegância e sustentabilidade? O termo Eco Chic surge a partir da ideia de que é possível levar uma vida com elegância e ainda ter responsabilidade socioambiental.

MODA ÉTICA

O conceito ganhou destaque em 2004, com o Ethical Fashion Show, evento e manifesto em Paris. O evento questiona a exploração de funcionários de confecções, que muitas vezes são submetidos a condições análogas ao trabalho escravo.

Um bom exemplo foi o prédio Rana Plaza, em Bangladesh, que desabou matando 1.133 pessoas que trabalhavam de forma irregular fabricando roupas. A tragédia que aconteceu em 24 de abril de 2013 deu origem a organização Fashion Revolution. A organização propõe questionamentos como: quem fez minhas roupas e sob quais condições?

ECO MODA

Podendo ser chamada também de Moda Ecológica, considera todos os estágios de desenvolvimento de um produto. Nessa tendência reduz-se o consumo de recursos e são escolhidos materiais e processos que colaborem para diminuir o impacto ambiental durante o ciclo de vida.

ZERO-WASTE FASHION

Nesse conceito temos como referência a produção de peças e acessórios que geram pouco ou nenhum resíduo em sua produção. Fazendo parte do movimento eco fashion e eliminando o desperdício durante a fabricação dos produtos.

UPCYCLE

Uma forma de transformar objetos no fim da sua vida útil em novos produtos. Colaborando para a redução de lixo. Um bom exemplo é quando marcas utilizam suas coleções antigas para fazer novas peças, dando um fim útil ao invés de apenas descartar as peças.

SLOW FASHION

Movimento em contraposição ao fast fashion, onde se prioriza a moda ágil, de fabricação em massa, onde as marcas criam tendências tornando as roupas descartáveis.

A prática do slow fashion preza pela diversidade; prioriza o local em relação ao global; promove consciência socioambiental; contribui para a confiança entre produtores e consumidores; pratica preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos; e mantém sua produção pequena e média.


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me acompanhar no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me seguir no Facebook.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. O upcycle é presente por aqui, principalmente por conta do meu trabalho. Sempre preciso de figurinos novos e diferentes, e não tem como repetir a mesma roupa muitas vezes em diferentes ocasiões por ficar "marcada", então transformar as peças em novas, ressignificando e dando uma nova função é algo que faço muitooo.

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que top Vitória! *O*
      Eu estou começando a aderir o Upcycle para o meu guarda roupa.
      Tenho algumas peças que gosto, porém quero deixa-las com outra cara.
      Olho para um calça e enxergo uma bermuda!

      Excluir
  2. Acho essas correntes sensacionais... é importante demais você ter colocado esse assunto em pauta aqui!

    Eu adoro de moda circular por isso, pensar de onde veio, para onde vai e se uma roupa que não faz mais sentido para mim, pode fazer sentido para outra pessoa. Quero muito começar a fazer upcycle ano que vem, assim que voltar de viagem e conseguir me estabilizar um pouco de novo.

    Vi que dá para fazer bordados lindos em calças jeans com furos e cardigans com buraquinhos de traça. Ressignificar peças que iriam para o lixo e deixar elas 'aesthetic' ❤️

    Adoro conteúdos do tipo... parabéns pelo post!

    ResponderExcluir