LOVECRAFT COUNTRY É UMA SÉRIE DE HORROR QUE CHOCA PELA SUA VERACIDADE

Lovecraft Country (ou Território Lovecraft) é uma série televisiva, estreada em 2020 pela emissora HBO. A obra, que nos deixa amedrontados diante de todo o horror apresentado, foi baseada no livro Lovecraft Country do autor Matt Ruff, e mescla as fantasias e horror presentes nas histórias autor H.P.Lovecraft com a ficção histórica e o pulp noir.

Com uma temporada apenas, composta por 10 episódios, a trama acompanhará Atticus Freeman, um veterano do exército que vê sua vida tomar outro rumo quando seu pai Montrose desaparece misteriosamente. Decidido a encontrá-lo, o jovem embarca em uma viagem de carro com seu tio George e sua amiga Letitia, porém a jornada revela-se muito mais perigosa do que eles poderiam imaginar. Ao longo do caminho muitos perigos aparecem: desde policiais racistas até monstros que brincam com o imaginário. Os três acabam se deparando com uma antiga sociedade secreta de magia que precisa de Atticus para cumprir um ritual milenar.


Com um enredo acelerado e que nos leva a uma América de 1950, nos Estados Unidos, segregacionista, a série funciona como uma antologia. Dessa forma acompanhamos a construção e aprofundamento de outros personagens da trama, onde suas histórias e vivências se encaixam perfeitamente. É evidente que o ponto de partida para a trama começa com Atticus, porém com o decorrer dos episódios a presença feminina toma forma e força e a performance de Letitia, Ruby e Diana ganham espaço.

Lovecraft Country é uma série cheia de representatividade negra e LGBTQIA+ onde seremos expostos a horrores que jamais pudemos imaginar, é evidente que o enredo vem com a intenção de denunciar o racismo e atrocidades que foram cometidas naquela época, e que refletem até hoje em pleno 2022. Nós ficaremos impactados com o horror do conceito de Supremacia Branca da época, e de como isso era um direito garantido dos brancos. Uma busca sangrenta por poder!


Os momentos, as histórias, são capazes de causar revolta e ódio diante daqueles que assistem, e mesmo que saibamos que aquilo não passa de uma ficção ele impacta e nos abre os olhos para vários problemas e para a questão racial, e tudo isso de uma forma crua e fria.

Além disso, a série passeia por outros subgêneros, indo de casa mal assombrada ao body horror, misturando horror com ficção científica e conectando tudo isso a ficção histórica. Trazendo a tona histórias reais que foram esquecidas com o tempo: o massacre de Tulsa, a Guerra da Coréia, a legislação racista dos Estados Unidos, o Green Book.

Ao fim, com apenas uma temporada, a série entrega tudo para o espectador, uma trama que não deixa pontas soltas e onde mistérios, traumas e segredos são revelados nos momentos certos. Ação ao ponto de ficarmos vidrados e impactados a cada episódio, um drama familiar que se interliga com a premissa principal do enredo. Horror que choca pela sua veracidade.
 



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Nossa não conhecia essa série, mas já gostei!
    Parece ser beeem interessante e pesada, gosto muito de histórias assim.
    Adorei a dica!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de histórias de terror/horror, mas pela sua resenha deu para perceber que a série aborda assustos importantes, o que me lembrou alguns comentários que ouvi sobre o filme Corra.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir