Por que desativei o instagram?
Se você acaba de chegar aqui saiba que eu resolvi há pouco tempo, e depois de decidir dar um novo rumo e futuro para o blog, em desativar a minha conta do Instagram por tempo indeterminado.
O Instagram pode ser uma rede social ótima para conhecer pessoas, consumir conteúdo ou acompanhar o blogueir@ que nós tanto gostamos. Porém, existe um lado do Instagram que pode ser exaustivo e desgastante, capaz de nos causar estresse emocional. E não digo nem pela rede social em si, mas pela pressão constante de ter que estar ali à vista o tempo todo. Porque no mundo dos criadores de conteúdo: você precisa ser visto, para não ser esquecido.
Mas quando eu cheguei a 5º conclusão dessa lista pessoal de motivos para me desligar de vez da rede social coloridinha, um alívio e satisfação me preencheram.
ANSIEDADE E ESTRESSE EMOCIONAL
O único intuito de ter um Instagram era por conta do blog. A ideia era que a minha conta na rede social coloridinha se tornasse uma extensão do conteúdo aqui publicado no blog e enfim alcançasse mais seguidores e leitores, o que não aconteceu.
Sem contar que passei a seguir alguns criadores de conteúdo que não fazia sentido para mim, e visualizar todas as vivências, e recortes, de uma vida fabulosa a qual aparentemente levavam não começou a me fazer bem. Porque sejamos todos sinceros: não tem como não nos compararmos. Por mais que nos digam que não devemos, nós fazemos o contrário.
BLOQUEIO CRIATIVO
Em vários momentos me senti desmotivada com o Instagram, o que consequentemente refletiu no blog. Várias vezes eu simplesmente sumi das redes sociais, tudo porque viciava em rolar o feed do Instagram.
Isso me sobrecarregava com excesso de informações que em muitos momentos não iriam agregar em nada, que não trariam nada de novo. Tentei até mesmo seguir dicas de Marketing de Conteúdo, mas não obtinha resultados significativos.
Começou a gerar bloqueio criativo e a me fazer ficar ansiosa por estar rolando o feed o tempo inteiro.
EXCESSO DE INFORMAÇÃO
Nós somos expostos a N’s tipos de conteúdos e pessoas. Em alguns momentos fica difícil identificar alguém que possua os valores parecidos com o seu. A todo o momento somos bombardeados pelos mais diversos vídeos, textos e imagens. Dessa forma, nem conseguimos filtrar a quantidade de informação e conteúdo que vamos consumindo.
E por vezes vamos consumindo sem nem mesmo ver, ficamos no modo automático, não estamos lendo, assistindo ou vendo de verdade. Não absorvemos de fato.
PERFIS QUE VOCÊ NÃO SEGUE
O feed não mostrava só as contas que seguia, mas sim potenciais contas e criadores que poderia nos interessar. Estava virando uma vitrine com tanta exposição.
Conteúdo, fotos e vídeos de alguns amigos e criadores que gostava de verdade nem apareciam mais no meu feed, era como se o algoritmo estivesse agrupando todo o conteúdo que eu consumia me mostrando perfis que eu nem sabia da existência, e isso inclusive nos stories.
Estava começando a ficar desgastante.
NÃO FAZIA MAIS SENTIDO!
Quando cheguei a essa conclusão me senti aliviada!
Por que eu queria ter um perfil no instagram? Qual o motivo? A razão? Ou a circunstância? O que eu queria com ele? Chegar a essas perguntas e não obter nenhuma resposta que me fizesse querer estar ali, me deixou aliviada e me tirou um peso das costas.
Por fim, exclui o perfil e meu descontentamento acabou. Atualmente sigo apenas 8 perfis, e está ótimo desse jeito.
Não existe mais pressão em estar o tempo inteiro ali, em querer ganhar seguidores, ou fazer o que os gurus do marketing dizem: “esteja o tempo inteiro ali, disponível.”
Gostou do conteúdo? Não esqueça de me seguir lá o pinterest.
9 Comentários
ResponderExcluirEu amo instagram, mas ás vezes irrita demais e dá mesmo vontade de sair de lá.
Isso de não mostrar quem a gente realmente quer ver é muitooo chato :(
Espero que esse tempo longe do insta te faça bem!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Valéria, já está fazendo. Tem sido libertador demais!
ExcluirE senti que me tirou um peso das costas!
Reativei a conta do blog (a indecisa!) e percebi mesmo que seu perfil não estava mais lá. Eu gosto muito do instagram, da proximidade que acabo tendo com as pessoas por lá, mas se a gente não tomar muito cuidado, a rede pode ser super tóxica, causar burnout, fomo, bloqueio criativo e afins. Eu demorei muito pra conseguir ter uma "relação saudável" com o instagram, mas ainda acho que preciso melhorar. Além de gostar da rede, uso pra trabalhar então fico meio que sem saída.
ResponderExcluirMasss, não vejo a hora de chegar minhas mini-férias nesse fim de ano pra eu me desligar de tudo!
Acho que você fez bem em sair da rede já que não fazia mais sentido pra você. Continuarei te acompanhando por aqui.
Estante da Pipoca
Vitória, não sinto nem falta do instagram! huahuahuahuahua
ExcluirSó tem umas lojinhas e perfis que acompanho, mas são específicos em relação a algumas coisas que ainda faço e que só tenho acesso por lá.
Daqui um tempo nos conte sua experiência em ficar longe do instagam hehe.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário lá no blog! :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
eu já fiz isso por meses e posso te falar que foram os meses mais produtivos e felizes da minha vida! Eu super entendo o que você ta falando, sobre o fato de não entender o motivo, o porque estarmos no instagram.
ResponderExcluirO que aconteceu comigo (não sei se irá acontecer com você ahaha), foi que eu fiquei meses sem o insta, deixei realmente sem entrar, e quando voltei, eu simplesmente não me interessei mais com o instagram como antes, tipo, não fico entrando, não me interessa mais ficar vendo feed aleatório ahaah eu descobri que eu consigo ficar dias sem entrar e ta tudo certo sabe ahahah
eu espero que seja uma jornada incrível e que você tenha muitos insights e muitas coisas boas pra contar!
http://www.mairanamba.com
Já está sendo um alivio ficar sem o instagram.
ExcluirParece que eu tenho muito mais tempo para mim agora!
Super te entendo! Acabei tomando essa decisão pelo insta do blog também. Mantenho o meu, pois desde que eu tirei 'desinfluencers' e gente chata, a rede até voltou a ser legal. É bem legal quando o autoconhecimento nos leva pra essa jornada, principalmente de conhecer nossos limites e ver o quanto a gente acaba se influenciando psicologicamente e emocionalmente com coisas que não nos agregam nada.
ResponderExcluirDaqui uns meses seria bem legal se você contasse como foi/está sendo a experiência. Se algo realmente mudou a médio prazo (hábitos, etc).
Abraços
Bruna, obrigada pela dica de tema. Vou fazer sim!
Excluir