SEMANA DA MENTE: ENTENDENDO MAIS SOBRE A MINHA MENTE E SEUS MECANISMOS


Na semana de 25 a 29 de abril resolvi participar do evento Semana da Mente apresentado pelo Lázaro Ramon responsável pelo canal Poetoterapia. Foram cinco aulas durante cinco dias corridos.

No primeiro dia Lázaro nos mostrou As sete regras para uma vida plena. Nessa aula nós conseguimos entender mais sobre o nosso consciente, subconsciente e inconsciente, e a informação que cada um armazena. Em seguida foi feito um teste, e encerramos com uma meditação.

No segundo dia falou-se sobre O que tira sua paz, sua energia e sua vida. Lázaro nos fala sobre nossa ociosidade mental e como isso influência em nossa vida, no nosso cotidiano. Além disso, o mesmo nos mostra como a meditação pode nos ajudar a mudarmos esse quadro, indica também os meios terapêuticos para nos tratarmos. Novamente fazemos há mais um teste e encerramos com uma meditação.

No terceiro dia o tema era: Como criar uma armadura mental indestrutível. Nessa aula nos aprofundamos um pouco mais sobre a ociosidade mental e os meios ou mecanismos para começar a modular uma armadura para nossa mente, na busca de quebrar o ciclo da ociosidade. Também, Lázaro nos mostrou um curso de seis semanas que desenvolveu para aqueles que querem se aprofundar na meditação. Fizemos mais um teste e encerramos com uma meditação.

No quarto dia a aula era sobre Como ser Inabalável. Nesse dia senti que foi mais uma aula para o autoconhecimento, para entendermos que na busca de parar com o ciclo de ociosidade mental devemos entender de onde vêm esses gatilhos que afetam nossa vida, seja ela profissional ou pessoal. O mais interessante foi à meditação guiada do dia, após fazermos mais um teste, nela nós evocamos um estado de emoção positiva através do toque e de uma lembrança boa.

No quinto e último dia Lázaro nos falou sobre Superarmos as barreiras da mente. No aprofundamos no inconsciente e assim tivemos uma nítida noção sobre como nossa mente se defende de nós mesmos. Os mecanismos que a mesma utiliza e os bloqueios dos traumas. Terminamos com mais um teste e a nossa última meditação.

PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO E O QUE APRENDI



Apesar de nos últimos três dias Lázaro ter nos apresentado (vendido) seu outro curso para aprofundamento das técnicas de meditação, não afetou o desenvolvimento do mini curso da Semana da Mente.

Foi a primeira vez que tive interesse em me aprofundar um pouquinho mais a respeito de saber mais sobre a mente humana, os pensamentos e as emoções, além de entender (um pouquinho) como a meditação podia nos ajudar com o processo de cura.

Posso dizer que foi uma semana bem interessante e com aprendizados. Apesar de ter ocorrido durante cinco dias, no mesmo horário, foi possível compreender que a nossa mente possui certa autonomia em nos dominar, mesmo que não enxerguemos isso – foi à primeira conclusão que cheguei após assistir as cinco aulas.

Mesmo sendo um evento mais voltado para a meditação se percebe que Lázaro possui domínio sobre o conteúdo que nos apresenta. Lidando com respeito às doenças do século (ansiedade, depressão, etc) e nos apontando que apesar da meditação ajudar no processo de autoconhecimento e cura ela não substitui um tratamento terapêutico com psicólogo, mas fortalece o processo de melhora.

Esse evento, totalmente gratuito e disponibilizado por um link nos enviado no grupo de whatsapp, também me fez enxergar algo sobre minha vivência: é preciso melhorar meu autoconhecimento. Os testes aplicados durante os cinco dias nos traziam situações do nosso cotidiano e a forma como nós reagíamos às adversidades do dia a dia.

Gostei muito da experiência que me propus a vivenciar nessa semana de abril, veio a calhar porque estava me sentindo bem sobrecarregada com algumas situações e mudanças em minha vida profissional e pessoal, e com esse Workshop (se assim posso dizer) eu pude me conhecer um pouco mais. Inclusive os testes, apesar de serem pequenos (com até 10 questões) nos faziam enxergar melhor algo sobre nós mesmos que às vezes passava batido. São questões que pensamos que acontecem apenas com a gente, mas que são mais comuns em outros indivíduos do que imaginamos.

Foi, com certeza, um momento que me fez sair da minha própria bolha e me olhar com maior carinho e atenção.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Que bom que o seminário te ajudou e teve aspectos positivos. Gostei muito de conhecê-lo mais à fundo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Que curso interessante!! Eu gosto muito desses assuntos e quando é voltado para algo mais espiritual, com meditação etc eu ainda mais interessante.
    É sempre bom participar de eventos assim. Muito legal!! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Karol, que curso interessante. Autoconhecimento é sempre válido e acaba deixando a vida mais leve. Não que seja na hora, mas depois vale muito a pena. Eu tentei algumas vezes meditar, mas ainda é muito difícil. Mas a terapia me ajuda muito e achei bem legal que o Lázaro deixou claro que não substitui o tratamento terapêutico. Esses cursos sempre são válidos e tiramos lições que acrescentam muito no dia a dia, mesmo que a gente não se aprofunde no tema. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o uqe mais deixou claro para mim. Gostei.
    Ms cap resultado

    ResponderExcluir