Tudo começou em 1970, em meio a crise do petróleo, surgindo um modelo de produção que visava o lucro e a democratização da moda, com roupas mais baratas, produzidas em tempo recorde e em maior escala, mais tarde (1990) chamado de Fast Fashion.
Com a proibição do comércio de Petróleo para os EUA e alguns países europeus, as empresas têxteis inventaram uma estratégia para sair da crise e conseguir escoar a produção. Foi dessa forma que o Fast Fashion ganhou tanta popularidade em meio aos consumidores e os fabricantes.
Até aqui nós já podemos perceber que o Fast Fashion é um modelo onde os produtos são consumidos, fabricados e descartados constantemente e com muita rapidez.
Apesar de alguns benefícios que pode trazer ao mercado, como maior rentabilidade, geração de empregos e produtos a custo acessível, é necessário olhar para o sistema com responsabilidade, ciente dos impactos que pode causar no meio ambiente e nos hábitos de consumo.
+ Leia Também: Casa de Belchior a história do Brechó
POR QUE O FAST FASHION É TÃO POPULAR?
Geralmente, os designs de fast fashion são “dupes” - um termo utilizado nas redes sociais para roupas inspiradas (e muitas vezes copiadas) de looks luxuosos feito por celebridades e criadores de tendências, e exibidos em passarelas de estilistas de Nova York a Paris.
E o objetivo das marcas e fabricantes é colocar esses designs nas mãos dos consumidores enquanto as roupas ainda estão no auge da popularidade e a preços muito acessíveis.
Devido a rápida fabricação de peças que logo viram tendências e entram no gosto popular, os consumidores passam a ser instigados a comprar e adquirir as novidades que os grandes varejistas da moda trazem. O sentimento que fica é que sem aquela peça não estarão na moda e o que está no guarda-roupa acaba se tornando obsoleto.
QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR COM A MODA RÁPIDA?
Peças fast fashion são utilizadas menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono do que peças comuns. Essas são utilizadas 50 vezes. Além disso, a produção de roupas não polui apenas com emissão de carbono.
Para além, dos impactos gerados na produção, também existe o problema do descarte. Com um ciclo de vida tão curto, muitas peças vão parar precocemente em aterros sanitários e lixões.
A fibra têxtil mais empregada na moda é o poliéster, um plástico. E o poliéster demora em torno de 200 anos para se decompor.
Você gosta de dar uma renovada no guarda-roupa, às vezes? Quer mudar o look para se enquadrar nas tendências? Não quer mais usar aquela calça cujo modelo as pessoas não estão mais usando? Saiba que não está sozinho, sabemos bem que a indústria ainda é movida pela tendências. E nós como consumidores somos atingidos pela necessidade de se enquadrar na moda do momento.
+ Leia Também: 5 Atitudes que te tornarão uma consumidora mais consciente
+ Leia Também: Atacama Fashion Week o Desfile no lixão da Moda a céu aberto
No entanto, podemos tomar alguns cuidados com o Fast Fashion. O primeiro deles é consumir de forma consciente, entendendo se é uma necessidade ou desejo. Em segundo pode-se optar por comprar de brechós, além de renovar seu guarda-roupa você contribui com a economia circular e com o consumo sustentável.
Caso queira dar aquela renovada no guarda-roupa opte por doar as peças que não quer mais, se não houver possibilidade de doar procure locais de descarte adequados. Existe ainda a possibilidade de reformar aquela peça parada no seu guarda-roupa, dando a ela uma nova roupagem, um novo formato.
Agora quero saber: como anda sua relação com a moda?
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e me acompanhar no Facebook
2 Comentários
I love the fast-fashion-popularizacao-da-moda-rapida image at the top of this blog post!
ResponderExcluirYour analysis of the pros and cons of fast fashion is very insightful!
It is very true that the corner-cutting in fashion can create more waste, and is eventually much more costly.
Personally, I happen to love the feeling, comfort and appearance of wearing, modelling and reviewing comfortable silky soft full cut full coverage nylon panties with generously tailored fully lined cotton gussets! I also love having panty lines, so people know that I am wearing them under my clothes.
With that said, the panties and fashions at the Barbara - Sustainable Fashion Store sound like excellent outfit fashion pieces to buy, wear and be seen in!
I will look forward to reading, seeing and learning more about the Barbara - Sustainable Fashions here on your blog!
My panty fashion blog: https://full-brief-panties.blogspot.com/
My panty fashion YouTube videos: https://www.youtube.com/user/misterpantybuns/videos
Thank you for your comment!
ExcluirAs you said, there are problems in fast fashion that must be evaluated, both by companies and their consumers.
Come back often to follow up!