O QUE É LEVAR UMA VIDA SUSTENTÁVEL?

Você já chegou a cogitar alguma vez, em sua jornada, que a sua satisfação pessoal e sucesso estaria atrelado as suas conquistas materiais? Que você saberia que obteve sucesso na vida quando tivesse uma casa própria, um carro quitado, um emprego estável e uma faculdade dos sonhos? Bom, eu já fui assim.

Crescemos aprendendo que a felicidade e o sucesso pessoal estariam nas coisas materiais que podemos conquistar com nosso esforço diário. Durante muito tempo também desejei ter coisas que, ao meu ver, me deixariam realizada, satisfeita, feliz e me trazia a ideia de que alcancei o sucesso. O que aconteceu foi o contrário. E se eu te dissesse que uma vida sustentável não está focada nos bens materiais que podemos conquistar, mas sim nas experiências que nos fazem evoluir?

Bom, primeiro vamos falar do conceito de sustentabilidade.

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Sustentabilidade foi um termo que apareceu muito nos últimos anos nas mídias sociais e na vida das pessoas. Esse mesmo termo apareceu pela primeira vez em 1980 no documento Estratégia de Conservação Mundial, que foi editado pelas organizações ambientalistas União Internacional para a Conservação da Natureza e World Wildlife Found (WWF), a pedido das Nações Unidas.

Em 1983, a ONU criou uma Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, cujo longo ciclo de audiências e debates com líderes políticos e organizações em todo planeta resultou, em 1987, como conclusão de suas atividades, no Relatório Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brunotland, a ex-primeira-ministra da Noruega, que havia presidido os trabalhos.

Dessa forma Sustentabilidade passa a ser considerado como aquele “[…] que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades atendidas” (ONU, 1991).

A partir de sua elaboração, expressões como desenvolvimento sustentável e sustentabilidade passam a ser associadas como sinônimos.

COMO APRENDEMOS A LEVAR UMA VIDA SUSTENTÁVEL?

Há tempos que venho me fazendo essa pergunta: como aprendemos a levar uma vida sustentável?

Comecei a repensar o conceito de vida ideal, de uma vida que valha a pena ser vivida, quando criei o brechó com o intuito de repassar roupas, que eu tinha no meu guarda-roupa, que eu nunca tinha usado (elas estavam com etiquetas ainda), roupas que havia usado muito pouco e roupas que eu estava esperando o momento certo para usa-las.

Nisso eu entendi que por muitas vezes nós acumulamos coisas, bens (roupas, livros, maquiagem, bijuterias, sapatos, etc), que então não fazem mais sentido para você. A sociedade nos ensina a ter, adquirir, comprar, obter: verbos que nos tornam acumuladores.

Olhei para meu guarda-roupa e entendi que havia objetos ali que eu não usaria mais, que não tinham mais a ver comigo, e assim fiz o limpa. Primeiro as roupas e sapatos, depois os acessórios (bijuterias, bolsas e cintos), então as maquiagens e por último os livros (vocês não tem noção de quantos ebooks e livros físicos eu me desfiz).

Depois de todo esse processo eu entendi que uma nova identidade estava surgindo, quem eu era antes tinha outros gostos diferentes dos que eu tenho agora, e por isso um alívio surgiu em meu coração.

Entendi que para começar a levar uma vida sustentável é necessário fazer uma limpeza, algumas vezes ela terá que começar de fora, para então limparmos por dentro.

Fez sentido para você o que falei? Vamos juntos nessa jornada?


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de me seguir no Pinterest, dar aquele like no Instagram e de me acompanhar no Facebook.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Acho esse um assunto tão amplo, passível de debate e que no final é difícil chegar a alguma conclusão.

    Existem várias formas de levar uma vida mais sustentável e motivos pelos quais as pessoas fazem isso. Seja por posicionamento político, querer manter o equilíbrio com a natureza, experimentar coisas novas, ajudar o meio ambiente de alguma forma, ter compaixão pelos animais e por aí vai...

    É difícil ter uma vida 100% sustentável no mundo em que vivemos, e sempre me pego no dilema/questão de que uma única pessoa fazendo algo não mudará todo um sistema construído há anos, sabe?

    Enfim, gosto de pesquisar sobre o assunto e faço o que posso.

    Adorei o post, um beijo!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, ótimo questionamento e debate.
      Estou aqui hoje para ajudar a encontrarmos esse valor do que é uma Vida Sustentável.
      Mas entendo que a questão não é só levar uma Vida Sustentável, mas o que essa prática significaria no nosso cotidiano e como aplica-la de forma saudável no nosso dia a dia.
      Entendi que acreditamos que o que nós fazemos é pequeno se comparado a todo o sistema construído durante anos e anos de existência da humanidade. E essa é a grande questão: é nas pequenas coisas e na simplicidade que nós alcançamos grandes resultados.

      Excluir
  2. Oi Karol!

    Gostei do que você escreveu sobre a gente começar a limpeza por fora pra depois limpar por dentro. Porque tem essas duas partes né? Às vezes a gente só foca numa delas, mas elas se complementam. Acho que eu estou na segunda fase, mas é bem difícil essa limpeza interna viu. Muita crosta pra limpar! rs

    Bom 2024 pra você! (e eu adorei o layout do seu cantinho ♥)

    ResponderExcluir