5 OBRAS COM REPRESENTATIVIDADE TRANS PARA LER E CONHECER

Neste sábado, 29 de janeiro, comemora-se o Dia da Visibilidade Trans. Data instituída há 17 anos, mais precisamente no ano de 2004. 

A data rememora a campanha "Travesti e Respeito" que ficou marcada pela entrada de 27 travestis e transexuais no Congresso Nacional. "Travesti e Respeito" visava reforçar atitudes de inclusão social a esse segmento da população, buscando conscientizar escolas, serviço de saúde e a comunidade em geral sobre vulnerabilidade implicada a essa população pelo preconceito e pela violência. A campanha foi elaborada  em conjunto pelo ministério da saúde e por importantes lideranças do movimento trans da época, como Fernanda Benvenutty, Jovana Baby, Kátia Tapety e Keila Simpson.

O cenário do país é o mesmo: preconceito, violência e crueldade contra travestis e transexuais. De acordo com levantamento feito pela ONG Transgender Europe, o Brasil é o país que mais mata, em números absolutos, pessoas trans em todo o mundo. Além disso, dados da União Nacional LGBT apontam que a expectativa de vida de um transgênero no Brasil é de apenas 35 anos. Geralmente, eles são mortos antes disso.

Quando pautamos a representatividade trans no meio editorial percebemos o quanto ainda é mínima. E pensando nisso resolvi reunir 5 obras com representatividade trans para começarmos a consumir e conhecer mais do segmento. 



DESCOLORINDO ELOÁH (FELIPE SARAIÇA)

O nascimento de Eloáh foi celebrado com grande alegria por sua família. Com grandes olhos castanhos e cabelos loiros, conquistou rapidamente a alegria de todos ao redor. Na infância, serelepe e de curiosidade insaciável, logo aprendeu a ler e escrever. Mergulhou em livros e histórias. Era o orgulho de seu pai e mãe.

Porém, conforme o seu crescimento, passou a notar cochichos, olhares diferentes e a relação com seus pais desandou. Tinha nove anos e não entendia o motivo daquelas reuniões ao seu respeito e nem porque um padre sempre lhe benzia e orava, usando versículos e palavras que não compreendia.

Foi com doze anos que seu pai entrou em seu quarto e teve uma conversa de quase duas horas. Após sua saída, só conseguiu fechar os olhos, deixar as lágrimas caírem e tentar esquecer a palavra que ecoava em sua mente: aberração.

APENAS UMA GAROTA (MEREDITH RUSSO)

Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino.

Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata o processo de transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada em suas próprias experiências. Enquanto traz à tona questões difíceis como dilemas existenciais, preconceito e bullying, o livro também fala de forma esperançosa e leve sobre amizade, descobertas e auto aceitação.

TODOS OS PÁSSAROS NO CÉU (CHARLIE JANE ANDERS)

Escrito pela transgênero Charlie Jane Anders, a obra contará a estória de Patrícia e Laurence. Desde pequenos, Patrícia e Laurence tinham formas diferentes – e às vezes opostas – de enxergar o mundo. Patrícia podia falar com animais e se transformar em pássaros. Laurence construía supercomputadores e máquinas do tempo de dois segundos. Enquanto tentavam sobreviver ao pesadelo interminável da escola, seu isolamento se transformou em uma amizade cautelosa. Até que circunstâncias misteriosas os separam para sempre. Ou assim eles pensavam.

Dez anos depois, ambos se reencontram em São Francisco. O mundo está prestes a implodir. Patrícia é formada em uma secreta escola de magia, e Laurence é um cientista tentando salvar a humanidade. A medida que os dois se reconectam, se veem levados a lados opostos em uma guerra entre ciência e magia. E o destino do mundo depende dos dois. Provavelmente.

Uma profunda, mágica e divertida análise sobre a vida, o amor e o apocalipse.



ÁGUA DOCE (AKWAEKE EMEZI)

A obra escrita pela não-binária Akwaeke Emezi é um livro como nenhum outro. Com uma linguagem crua e, ao mesmo tempo, sensível, a obra celebra a possibilidade do ser múltiplo, os muitos “eus” que podem existir dentro de qualquer um.

Ada sempre foi estranha. Quando criança, vivendo no sul da Nigéria, a família se preocupa com ela. Seguindo a tradição, os pais rezaram para consolidar a existência da criança ainda no ventre, mas algo deu errado: talvez os deuses tenham esquecido de fechar a porta, pois Ada nasceu com “um pé do outro lado”, e começa a desenvolver diferentes personalidades.

Quando ela vai para os Estados Unidos, para a universidade, um evento traumático acaba sendo o catalizador que transforma esses muitos “eus” em algo mais forte. Ada vai desaparecendo e dando lugar a esses outros seres – às vezes, protetores, às vezes, algozes. Com isso, sua vida vai saindo de controle e se move em uma direção perigosa.

SINGULAR (THATI MACHADO)

Noah sempre quis ser um garoto. Exatamente desse jeito. Com ponto final depois do substantivo masculino. Bom, ao menos era assim que as outras pessoas viam a situação. Para Noah, ele era um garoto. Novamente: ponto final. Durante toda uma vida Noah se sentiu deslocado, diferente, estranho. Era como se ele fosse um pacote que precisava vir acompanhado de cuidados e explicações. O que ele não sabia - mas estava prestes a descobrir - é que era único. Era singular. Como muitos garotos - com ponto final - Noah também esperava encontrar alguém com quem dividir absolutamente tudo. E enquanto isso não acontecia, ele achou que seria uma excelente ideia curtir o carnaval na cidade maravilhosa. Ele só não esperava que a terra de clima quente e pessoas calorosas pudesse lhe oferecer muito mais.

Já leram alguma das obras aqui citadas? Conhece alguma para ser acrescentada a lista? 

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Eu ainda não acompanhei essas leituras mas gostei bastante do post e das indicações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Pois espero que possa acompanhar as leituras! Com certeza valem a pena.

      Excluir
  2. Não cheguei a ler nenhuma das 5, mas todos os pássaros no céu sempre me chamou atenção, e sempre achei a capa linda. Quem sabe não é a hora de eu ler...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, com certeza é a hora de começar a ler. Espero que goste bastante!

      Excluir
  3. Muitooo interessantes esses livros!!
    Não conhecia nenhum, mas parecem ótimos.
    "Apenas uma garota" parece ser muito bom ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que teve a oportunidade de conhecê-los.
      É sempre bom conhecermos histórias diferentes.
      Espero que dê oportunidade a alguns desses.

      Excluir
  4. Confesso que não leio muitos livros com esse tema e achei muito interessante os títulos que você separou. O primeiro me chamou bastante a atenção, por mostrar como algumas religiões lidam com a sexualidade. É um dilema ainda presente e atual na nossa sociedade, infelizmente.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Dai.
      São livros que nos fazem sair da nossa bolha social, daquela zona de conforto que vivemos.

      Excluir
  5. Oi Karolini,

    Eu não li nenhuma das obras, mas tem 2 na minha lista de leitura que é Todos os Pássaros no Céu e Singular que conheci recentemente.
    Espero ler eles em breve.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero que goste da leitura e compartilhe suas considerações com a gente. :)

      Excluir
  6. Karol, é muito triste essa realidade. Mesmo depois de tanto tempo, o cenário ainda dá um aperto no coração. Acredito que a leitura é uma ótima maneira de mudar. Seja para quem passa por isso no dia a dia diretamente e/ou para quem deseja fazer a sua parte. Espero que um dia o respeito prevaleça! ♥ Quanto aos livros, só conhecia o da Thati Machado, que inclusive anotei para ler em breve! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Carol.
      O cenário não é tão agradável quanto gostaríamos. Principalmente quando falamos sobre as pautas LGBTQIA+
      Espero que goste da indicação.

      Excluir
  7. Ooi
    Eu adorei as indicações. Acho que só li duas obras que tinham personagens trans, mas era beeem tristes. Preciso ler um romancinho.

    Silviane • kzmirobooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li umas duas com personagem trans, uma delas era uma fantasia bem diferente de tudo o que já havia lido até então.

      Excluir
  8. Adorei o post! A literatura pode nos ensinar muito, não é?!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir