4 PILARES QUE MAIS VALORIZO EM MINHA VIDA


Fazendo uma breve pesquisa no Mr. Google podemos chegar ao significado de pilares: o 1º diz ser uma coluna simples de concreto, pedra, madeira ou metal que sustenta uma construção; o 2º diz que é aquilo que nos dá estabilidade ou segurança, apoio, um suporte.

Os pilares na vida de uma pessoa são justamente aquilo que é capaz de estabilizar e de apoiar a existência de alguém. Você já se perguntou quais são os seus pilares? O que te sustenta e te apoia aqui na Terra? Todos nós somos movidos por algo ou até mesmo por uma junção de coisas, denominadas Pilares da Vida, que se baseiam no social, financeiro, saúde e pessoal.

Essa junção é o que traz equilíbrio durante a nossa jornada aqui na Terra, é claro que um complementa o outro, e se um lado não está bem os outros terão uma tendência a decair. Outro ponto que nos ajuda com nossos pilares, a identificá-los, é praticar o autoconhecimento.

Em 2022 eu consegui identificar os 4 pilares que mais valorizo em minha vida, uma pena que não tenha conseguido colocar em prática pelo menos 3 deles, o que me gerou uma sobrecarga muito grande. Agora em 2023 os meus pilares permanecem os mesmo, com um adendo que foi através deles que montei as minhas metas anuais e assim consigo mês a mês colocar meus projetos em prática.

1º PILAR PESSOAL: DEUS

Esse pilar é responsável pelo relacionamento de nós com nós mesmos. E isso envolve muitas coisas que fazem parte da nossa singularidade: emocional, espiritual, a busca pela qualidade de vida. E ele é meu primeiro pilar porque durante muito tempo eu negligenciei, ou melhor, me negligenciei.

Depois que comecei a estudar a doutrina espírita me senti muito mais em paz comigo mesma e em contato maior com o divino. Isso tem feito uma diferença enorme dentro do relacionamento que tenho comigo mesma: tem me ajudado muito a levar uma vida mais tranquila e em paz; trazendo-me um novo significado; e me ajudando a entender muitas questões internas.

Claro que o pilar pessoal não é necessariamente atrelado a Deus ou alguma religião. Vai de cada um. Para mim ele está associado dessa forma, porque me coloca em estado de equilíbrio. Em 2022 eu não dei a devida atenção a esse pilar, para esse ano eu já comecei (em Janeiro) a colocar em prática.

2º PILAR SOCIAL: FAMÍLIA/ AMIGOS/ AMOROSO

Ninguém veio ao mundo para ficar sozinho ou ser feliz sozinho, até porque nós precisamos compartilhar momentos para o nosso bem estar. E o pilar social está justamente atrelado a vida social de cada um. As experiências e aprendizagens que temos em nossa jornada aos nos relacionarmos com pessoas do meio familiar, do nosso círculo de amizades e relacionamentos amorosos entram no Pilar Social.

Se Deus vem em primeiro lugar a minha família vem em segundo. Mas apesar de dar preferência a minhas relações familiares, aqui nesse pilar, eu agrego também as relações de amizade e relacionamentos amorosos (sendo bem sincera essa última anda um desastre!), e não menos importante entram as relações interpessoais (dentro do ambiente de trabalho).

É nesse segundo pilar que tenho vivido experiências e aprendido. Claro que durante muito tempo essa parte ficou estática, sem nenhum desenvolvimento, mas aos poucos eu venho buscando trazer mais desses momentos para a minha vida.

3º PILAR SAÚDE: SAÚDE EMOCIONAL/ FÍSICA

Como anda a saúde emocional por aí? E a saúde do corpo? Por aqui durante muito tempo esteve uma zona. Meu corpo não aguentava um chuvisco sequer e eu planejava tirar minha própria vida. Será que eu estava bem?

Cuidar da saúde é essencial para que consigamos manter todos os outros pilares funcionando. Depois de muito tempo eu comecei a fazer atividade física e ainda tento manter uma constância. Só que com o passar do tempo a atividade física não ajudava só o meu corpo, mas principalmente a minha mente.

Faço treinos de musculação em casa, além de gostar de caminhar (correr) ao ar livre, e hoje busco manter uma constante de 6 treinos por semana (1 treino por dia). Nos dias (ou semanas) que não faço a minha mente e corpo não trabalham 100%. A atividade física me ajuda a tranquilizar o excesso de pensamentos e manter um foco, além de me dar mais disposição durante a rotina de trabalho e estudos que mantenho.

4º PILAR FINANCEIRO: TRABALHO

O caro leitor deve estar pensando assim: “ficou por último então não é importante”. Dinheiro é importante, ele dá a todo ser humano dignidade para viver e levar uma vida mais tranquila. Ou até mesmo viajar pelo menos uma vez por ano e ter momentos de lazer satisfatórios.  

Porém, eu não preciso trabalhar para ganhar rios de dinheiro e acumular bens materiais. E foi isso o que entendi a partir do momento que passei a me conhecer. Porque para mim isso não é importante, não traria felicidade ou satisfação.

O trabalho é importante, mas não é uma prioridade em minha vida, quero trabalhar bem e ter dinheiro o suficiente para conseguir tocar algumas metas, mas não quero ser uma Workaholic (viciada em trabalho) que não encontra tempo para viver.

Agora me respondam aqui: vocês sabem quais são seus 4 pilares? Já haviam pensado nisso alguma vez?

 

Gostou do conteúdo? Não se esquece de me seguir no Pinterest e no Instagram (sim! Voltei para lá, mas depois eu explico).

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Eu nunca havia parado pra pensar em quais são meus pilares, mas achei isso bem interessante e adorei saber dos seus! Vou pensar em quais são os meus com calma e quem sabe, faço um post sobre também :)

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, vale a pena avaliar aquilo que é importante para nós e que está de acordo com nosso valores. Espero que encontre seus pilares e o significado que eles possuem para você.

      Excluir
  2. Muito interessante esse post e bem reflexivo também. Fiquei pensando aqui quais são meus pilares...
    E achei bem legal os seus e o que você disse sobre cada um.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, espero que o conteúdo te faça refletir sobre os seus também.

      Excluir
  3. Nunca havia pensado nisso Karolini, não nesse aspecto dos 4 pilares. Mas tenho em mente que esses são fundamentos muito importantes mesmo para uma vida feliz e uma sensação de realização. Adorei o post. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, não diria uma vida feliz. Mas uma vida em equilíbrio e alinhada com seus valores.

      Excluir
  4. Muito interessante esse post. Realmente esses pilares fazem toda a diferença em nossa vida. Também procuro colocar Deus e minha vida espiritual em primeiro lugar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson e espero que tenha cuidado do seu pilar espiritual. :)

      Excluir
  5. Acredito que os meus são bem similares aos seus. O único que eu mudaria seria o último, que eu acho que seria algo como poder me expressar artisticamente de forma livre. Parece bobo, mas se eu não me sentir livre pra criar, meu psicológico sofre. O que afeta outro pilar. Então por fim, está tudo meio interligado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, se expressar de forma artística não é bobo de forma nenhuma. Isso nos dá sentido para continuar nossos dias!
      Todos os pilares estão interligados e um depende um pouco do outro.

      Excluir
  6. Achei muito interessante e pertinente esse seu post, Karolini!

    Eu fico um pouco em dúvida quanto aos meus, principalmente com a questão da fé. Acho lindo com quem consegue colocar Deus como o primeiro pilar, mas eu ainda tenho um pouco de dificuldades com isso. Minha fé anda abalada nos últimos anos, então acho que substituiria esse ponto pela "abundância". Não viver em condições e situações onde eu tenha que ficar abrindo mão de uma vida digna para conseguir pagar algo, por exemplo. Uma coisa valiosa para mim são esses momentos de fartura, até a saúde mental fica melhor depois que eu posso me dar o direito a algumas coisas.
    Vou colocar essa reflexão no meu caderno onde eu me confronto com essas situações :)

    Ótimo post! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, cada pilar vai de encontro com aquilo que colocamos como valores em nossa vida.
      E bom, se sua fé em Deus no momento anda abalada, dê tempo. Já estive muito distante do meu lado espiritual durante muito tempo, mas aos poucos fui me entendendo e me reaproximando da minha espiritualidade.

      Excluir