5 ROMANCES QUE SE PASSAM NA ITÁLIA


Porque livro bom é livro compartilhado. Quem é que não gosta de uma linda história de amor para deixar o coração quentinho? Com certeza todos nós gostamos! Essa lista aqui é especial porque iremos viajar pelas ruas da Itália em busca do próximo romance que nos fará suspirar. Curte só a seleção:

VOCÊ É MINHA VIDA (FERZAN OZPETEK)

Sinopse: Um carro sai cedo de Roma. Ao volante, um renomado diretor de cinema. No banco ao lado, o homem que há muitos anos ama com um amor sem medidas. Para onde vão? Enquanto a cidade fica para trás e a estrada começa um sinuoso percurso entre bosques, o diretor decide narrar ao silencioso companheiro o seu mundo 'antes dele': 'A minha vida é a sua e agora vou lhe contar, porque amanhã será somente nossa'. Inicia assim uma viagem no tempo, para trás e para frente: os primeiros anos na Itália, onde chegou da Turquia ainda menor de idade com o sonho de estudar e fazer cinema, as pessoas que o marcaram, os amigos, os amores, as esperanças, as desilusões, os sucessos. Histórias que conduzem a outras histórias, permeadas por personagens inesquecíveis e bizarros: uma trans egocêntrica entrando na terceira idade, um príncipe cleptomaníaco, uma telefonista que queria ser atriz, uma caixa traída pelas conjunções astrais, uma linda garota com um espírito inquieto. E ainda, intelectuais refinados, românticas incorrigíveis, famosos cinéfilos, amantes rejeitados e mães nada banais. De fundo, o prédio da Via Ostiense onde tudo acontece, via sacra de diferentes solitudes, mas também de amizades intensas e paixões avassaladoras. O prédio que se transformou com o passar dos anos, conservando todavia intactos os seus mais íntimos segredos. E, sobretudo, a cidade de Roma, como ninguém nunca a contou. Os anos Setenta e Oitenta e a contagiosa atmosfera de liberdade sem freios, os longos verões marcados pela transgressão, o feminismo, a progressiva tomada de consciência de si mesma da comunidade gay, a Aids, a solidariedade que solidifica os laços, os encontros fulgurantes com alguns protagonistas do cinema Italiano, as estações, os lugares e as vozes de um passado que já se perdeu para sempre. Tantas histórias, hilárias, porém comoventes, que compõem 'a História' de uma existência que se anula numa outra como extrema dádiva de amor. 


ME CHAME PELO SEU NOME (ANDRÉ ACIMAN)

Sinopse: A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.

Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.

Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.



UM VERÃO NA ITÁLIA (CARRIE ELKS)

Sinopse: O primeiro volume de As irmãs de Shakespeare, a nova e deliciosa série da autora best-seller Carrie Elks: quatro irmãs, quatro histórias e quatro maneiras de encontrar o amor verdadeiro. Férias de verão gratuitas na Itália. A condição? Dividir a casa com seu maior inimigo. Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou. Seis anos mais tarde, ela perdeu mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal. Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma bela villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Só então descobre que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton. Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas — mais uma vez —, o galã de Hollywood precisa se esconder. Que lugar melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do lago Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto esperava. Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa — e depois uma aventura ardente. Uma coisa é certa: este será um verão abrasador.


QUATRO MULHERESSOB O SOL DA TOSCANA (FRANCES MAYES)

Sinopse: Quatro mulheres sob o sol da Toscana é a história de quatro mulheres norte-americanas que chegam à Itália como desconhecidas para, ao longo de um ano excepcional, se tornarem melhores amigas.

Ela observa de sua terrazza enquanto as três mulheres carregam suas malas para dentro da casa de pedra ao pé da colina. Quem são elas, e o que as trouxe a esta aldeia toscana tão longe de casa? Sendo ela própria uma expatriada, e com sua própria história inacabada, não pôde deixar de se questionar: será que elas vão conseguir encontrar o que vieram buscar?

Kit Raine, uma escritora americana que mora na Toscana, está trabalhando em uma biografia de sua amiga íntima, uma mulher complexa que continua a lançar sombra sobre sua própria vida. Seu trabalho é assombrado pela chegada de três mulheres – Julia, Camille e Susan –, que acabaram de desenvolver uma amizade espontânea que as fará sair da zona de conforto para mudar completamente o rumo de suas vidas. Susan, a mais aventureira das três, as convenceu a subverter as expectativas de uma aposentadoria careta ao alugar uma grande e bonita casa na Toscana. Embora novatas em meio a uma cultura estrangeira, seu senso de aventura renovada imbui cada uma delas de um brilhante senso de bravura, gosto pela vida e uma feroz determinação de prosperar. Mas como? Com a amizade e a orientação de Kit, estas mulheres irão se lançar na vida italiana, perseguindo paixões há muito esquecidas – com resultados imprevisíveis. 


AMOR E GELATO (JENNA EVANS WELCH)

Sinopse: Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.

Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

Amor & gelato - Amazon 

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Oi Karolini,
    Me Chame Pelo Seu Nome se tornou famoso após a adaptação cinematográfica, mas poucas pessoas sabiam que o filme foi baseado em um livro né?!
    E eu já conhecia Amor e Gelato, pois ele está na minha lista de leitura há muito tempo, haha ~vergonha. Assim como Amor e Sorte, que é a continuação do livro, mas nesse caso se passa na Irlanda. Gostei de Quatro Mulheres Sob o Sol da Toscana, tá aí mais um livro que entrou para a minha infinita lista de futuras leituras, haha.
    Que tal dicas com outros grupos de livros? Como enredos familiares, obras clássicas que merecem ser lidas, ou ainda, livros que se passam em viagens. Fica a dica ;) E se quiser ajuda pra montar esses posts/listas, é só me chamar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie, que dica boa. Vou até anotar depois para pesquisar, uns enredos bem diferentes! huahuahuahuahuahua

      Excluir
  2. Amei o post, venho de uma família com descendência italiana e sou apaixonada por tudo que tem relação a esse país, tenho dois dos livros que você citou, Amor e Gelato e Um Verão na Itália, mas ainda não os li, estou ansiosa para ler e "viajar" para esse lugar maravilhoso!
    Beijinhos,
    cafecommands.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste das leituras, não há nada melhor do que viajar através de uma ba obra literária.

      Excluir
  3. Lista incrível. Alguns desses títulos eu já conhecia.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir