OS APLICATIVOS QUE UTILIZO PARA ME ORGANIZAR


De acordo com o dicionário organização é o ato ou efeito de organizar (-se); composição, estrutura regular das partes que constituem um ser vivo; ordenação das partes de um todo; arrumação; é um método; um propósito.

Durante o ano de 2020 tentei me organizar através do método Bullet Journal, e depois de um tempo descobri que não funcionava comigo, como funcionava com as outras pessoas. Eu assistia muito daqueles vídeos das blogueiras decorando e montando o bujo mensal e para mim não rolou. Quer dizer, consegui manter durante uns três meses apenas, depois se tornou cansativo. Então entendi que o método não se adequava a proposta que eu queria para mim: praticidade.

Cheguei até mesmo a baixar aplicativos de planner e bujo no celular, mas não conseguia me adaptar a eles. Resolvi deixar de lado e passei a utilizar o aplicativo da agenda Google que tenho no celular, e aí sim consegui me sentir familiarizada com a forma de poder me organizar. Então entendi que:

1º) Google Agenda é prático, fácil de ser editado, programado e agendado;

2º) O aplicativo está sempre disponível no meu celular, me dando acesso a minha agenda 24hrs por dia;

3º) Nele eu coloco as atividades por horário, dia, semana, mês. Estipulo cores para cada atividade. Posso até colocar o que preciso lembrar, e ainda marco com cor diferente aquilo que cumpri no dia;

Ao final de 2021 querendo melhorar a minha organização e planejamento, resolvi procurar um planner. Porém, antes de comprar um, resolvi pesquisar preços, o que continha no planner, entender o que eu queria com o planner, as páginas que deveriam ter, etc. Li muitos artigos de blogues que falavam sobre planejamento e como achar o planner “perfeito”. E foi quando me deparei com um que falava sobre o Notion. Li bastante, assisti a vídeos no Youtube, e enfim resolvi criar uma conta no programa.

O Notion é basicamente um bujo online, onde posso montar meu planejamento da forma que eu quiser, da forma que funcionar para mim. E antes de chegar ao “meu Notion” que criei, ainda fiz teste em dois templates para saber as abas que iriam funcionar para mim. Então entendi que:

1º) Eu não preciso de uma aba para programar a semana e tarefas do dia, porque já faço isso no Google agenda, que posso acessar pelo celular;

2º) Mesmo que o programa para computador seja ótimo, o aplicativo Notion deixa a desejar;

3º) Nele eu consigo anotar senhas e logins, anoto minhas 3 principais metas do ano e o que preciso fazer para cumpri-las, acompanhar meus hábitos do mês/ ano/ semana, as finanças, e ainda tenho uma aba para anotar ideias de conteúdo para o blog e instagram, além de ter uma lista de filmes e séries que assisti e quero assistir.

Os dois aplicativos, programas, funcionam bem para mim e assim consigo me manter produtiva, criativa e “antenada” com os acontecimentos da semana/ dia.

Quais formas utilizam para se organizarem?

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu costumo usar o Trello e Notion, na verdade, mais o Trello e uma agendinha física mesmo. Me ajuda demaisss, principalmente para anotar datas importantes.

    meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso mais agenda física, já usei muito mas dá muito trabalho.
      Como passo muito tempo com o celular em mãos optei pelo Google Agenda.

      Excluir
  2. Eu também uso essas duas ferramentas apenas, e elas são o que funciona comigo. No fim do ano passado até comprei um planner físico, numa promoção de Black Friday porque achei uma graça e que seria super útil pra mim, mas na real ele só fica decorando minha mesa, porque eu mal encosto nele 😅 (menos um gasto pra mim nesse ano, já que não comprarei outro, hahaha!).

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pesquisei muito sobre planners ano passado. Quase comprei um físico, mas não consigo me adaptar a fazer anotações em agendas e etc..

      Excluir