"POR TRÁS DA MÁSCARA" DA AUTORA CAMILA DORNAS É SOMBRIO E REPRESENTATIVO

 "... às vezes ajudar alguém significa estar lá e dar a eles o tempo que precisam."

"Por Trás da Máscara" (último livro da trilogia Talentos escrito pela autora Camila Dornas) contará a estória da personagem Aghata Greene

Agatha tem o poder controlar mentes apenas com sua voz. Além de seu poder a mulher viveu por mais de 200 anos, jurando nunca utilizar seus Talentos para machucar ou prejudicar alguém. Porém, após a morte do amor de sua vida, Nathan, Agatha não vê escolha ao ter que utilizar seu Talento para matar aquele que o sequestrou: Dario Milani.

Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial e a peste que mata Talentos. Agatha consegue encontrar sua "caça". Ou teria sido a mulher caçada? 

Buscando vingança e morte a mulher fará um acordo com quem menos esperava e confiava. Um amor perdido, uma guerra e um assassino. Seria possível abrir o coração mais uma vez?

Leia Também - 'Subconsciente' da autora Camila Dornas possui a dose certa de paixão, assassinatos e mistérios


UM ENREDO SOMBRIO E REPRESENTATIVO 

Após, finalmente, ler o último livro da série posso afirmar com todas as palavras: esse é o enredo mais sombrio do universo Talentos. Não que os outros não estivessem sendo tratados em épocas difíceis da humanidade, no entanto, nos deparamos com os horrores causados por uma Segunda Guerra Mundial.

Agatha é uma mulher que viveu muito tempo, mais de 200 anos, e em algum momento desse tempo todo a mesma acabou perdendo o grande amor da sua vida. Isso a deixou sedenta por vingança e a eternidade acabou se tornando uma solitária e prisão para essa mulher. A personagem já havia aparecido nas duas obras anteriores, com uma participação muito mais aprofundada em Subconsciente. Apesar de ser uma mulher forte, a personagem é bem solitária, e isso fica claro em várias passagens do livro, a obsessão por vingar o seu amor perdido a deixou sem saber o que era viver, então ela apenas sobreviveu durante um tempo. 

Matteo foi uma surpresa. Acostumada com os mocinhos que a autora coloca em seus enredos, não esperava um "mocinho" que faria a personagem principal questionar sua lealdade e confiança. O personagem possui muitas camadas sombrias, e nos mostra uma faceta diferente do que estamos acostumadas a ler. Ele não é totalmente bom, e muito menos totalmente mal, Matteo é um personagem que vai dividir o leitor. O homem fez escolhas ruins porque precisava? Ou poderia ter escolhido outro caminho? O leitor é que decidirá.

Teremos também o retorno de alguns personagens de "Subconsciente": Olga e sua família estão de volta. 

Agora falando do cenário, é fato que Camila gosta de aprofundar suas estórias dentro das cenas históricas que marcaram o mundo, e dessa vez não seria diferente. Estamos diante dos horrores da Segunda Guerra Mundial, junto com Agatha iremos até a Alemanha durante a guerra, e claro que essa guerra seria influência direta para os planos de Dario Milani. O mundo comum e dos Talentos se interligam em meio aos horrores que o mundo vem passando: fome, morte, preconceito, tirania, abuso sexual (implícito) etc. 

O cenário, a sede de vingança, personagens que nos deixam divididos, e não havia espaço para tanto romance quanto os outros dois. Agatha ainda não tinha superado a morte de Nathan (isso fica óbvio durante todo o enredo), então o desenvolvimento do romance entre Agatha e Matteo é bem lento, nos faz duvidar até mesmo que vá existir algo entre os dois.

Enfim, a escrita é bem fluida e faz o leitor ter uma imersão completa dentro do enredo, sempre ávido por mais. Os capítulos são curtos, cheios de sentimentos e representatividade LGBTQIA+ e negra. 

Já leram algo da autora? Gostaram do enredo? 

*publidaKarol

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Oiiii!
    Nossa eu já estava com saudade de trilogias ahahhaa
    eu não conheço o livro e nem a autora, mas já fiquei com vontade. Eu gosto dessa pegada de romance mais sombrio sabe, ainda mais quando envolve magia!

    Mas eu imagino que quando lidamos com segunda guerra mundial, deve ter muitas coisas pesadas né?
    mas vou atrás, porque já quero!
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Maíra espero que curta muito a leitura.
      O livro, é um tiquim pesado, vou mentir não.
      Fica um pouco mais por conta do enredo que envolve uma pegada mais sombria.

      Excluir
  2. Gostei da presença de representatividade na história, apesar desse clima de vingança não ser lá os que gosto muito. Mesmo assim, ótima indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Monique.
      Sim! A pegada de vingança dá ao enredo um toque obscuro em suas linhas. Mas vale muito a pena a leitura da obra.

      Excluir
  3. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a premissa é bem interessante, a temática me interessa bastante, por isso acho que eu curtiria a leitura, apesar dela ser mais sombria por conta do enredo de vingança.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um enredo mais sombrio, mas que vale muito a pena.
      A autora com certeza conduziu bem a história.

      Excluir