AUTOCONHECIMENTO, UMA BUCKET LIST, UMA VISITA INESPERADA EM ‘ITEM 40.’ DO AUTOR SALESIO JUNIOR

Aceitação. Você viu que mudar o passado não é uma solução, você abraçou seu passado e finalmente vai poder seguir o seu futuro.



Ebook recebido em parceria com a Skull Editora.

Tiago é um rapaz de 30 anos, cursando faculdade e que ainda mora com a mãe. Tiago ainda não superou a presença que Jonas representou em sua vida e desde então não conseguiu seguir em frente. Após uma tentativa de suicídio, Tiago recebe uma visita inesperada: a Morte.

Apesar de ter a mesma aparência que Tiago, a Morte veio lhe dar uma lição e trouxe com ela alguns amigos para ajudar o jovem homem em sua jornada de autoconhecimento.

Com sua bucket list criada há um bom tempo com itens para se fazer antes de morrer Tiago revisita momentos do passado, vivencia o presente e passa a ter uma nova visão daquilo que pode ser o seu futuro.

UM RELACIONAMENTO NÃO DEFINE A SUA EXISTÊNCIA

É a primeira vez que tenho contato com a escrita do autor Salesio Junior e com certeza esse se tornou meu enredo favorito do ano. ‘Item 40.’ superou minhas expectativas e veio em um momento maravilhoso de incertezas, na qual me fez relembrar dos ensinamentos da doutrina espírita.

Na trama nós temos um jovem homem com seus 30 anos e que ainda não possui uma vida de conquistas, assim como dita a sociedade. Tiago começou a faculdade tarde, por não saber o que gostaria de estudar, ainda mora com sua mãe e trabalha meio período para pagar a faculdade, e passou um bom tempo da sua vida em um relacionamento que estava fadado ao fracasso, e foi esse relacionamento que definiu boa parte de toda sua existência.
 


Tiago é um retrato de muitos jovens, e o autor Salesio Junior traz uma versão realista e bem crua do que seria o personagem Tiago. Na primeira parte do livro nós iremos junto com o personagem em uma viagem na busca de autoconhecimento. Tiago possui muitos sentimentos mal resolvidos que fazem com que o jovem homem continue estagnado. Jonas foi uma figura marcante em sua vida, durante um bom tempo. No entanto, Tiago deixou que sua passagem tivesse muito mais importância do que deveria ter tido. E um ponto muito bem colocado que o autor nos traz em sua obra é que algumas pessoas estão fadadas a acontecer na vida de cada um.

Por ser espírita, Salesio traz para o enredo alguns dos estudos da Doutrina. Todos os temas são bem trabalhados pelo autor, na primeira parte do livro. Sim! O livro, apesar de pequeno, é dividido em duas partes. Na primeira: Tiago recebe uma intervenção divina, como se guias espirituais viessem em seu auxilio; já na segunda parte: nós iremos para seis anos depois da primeira intervenção e então estaremos com um Tiago mais maduro, no entanto, ainda tem pendências com o passado.

A história possui muitos autos e baixos, e consegue prender o leitor e emocionar. A parte que mais me tocou foi quando Tiago pode ter um reencontro com seu pai e assim teve uma segunda chance para fazer “as pazes” com aquilo que ainda não havia terminado.

Para quem nunca teve contato com a Doutrina Espírita poderá se sentir desconfortável ou ainda curioso com a filosofia abordada. A escrita é fluida e o enredo prende o leitor. O único ponto que considero negativo é que pelo visto a revisão não foi bem feita, visto que tínhamos erros de concordância e alguns gramaticais.

Vocês já leram algo do autor? O que acharam da resenha?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Não conhecia esse autor e nem a obra. Gostei por ser uma leitura bacana, segundo você, e achei bem legal como o personagem principal acaba representando muitas pessoas hoje em dia, né?
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se dada uma chance para a obra acabe gostando. :*

      Excluir