CHOQUE DE GERAÇÕES: GERAÇÃO Z (CENTENNIAL)

Geração Z (também conhecida como Gen Z, iGeneretion, Plurais ou Centennial) é a geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (2010). 

A Geração Z e a Geração Y são bastantes similares em muitos aspectos. Ao contrário da Geração X, os Millenials e Centennials são multifuncionais, acreditando que o ideal para o crescimento profissional é a busca por novas experiências, fazendo com que não fiquem muito tempo "presos" na mesma empresa, por exemplo. O mais marcante dessa geração é a sua íntima relação com a tecnologia e o meio digital, considerando que ela nasceu no momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet. 

+ Leia Também - Choque de Gerações: Baby Boomers

A geração Z cresceu num ambiente inóspito e de completa insegurança em relação ao futuro. Uma graduação universitária, por exemplo, que era significado de um bom emprego para a geração X, já não tem mais valor. O mundo é marcado pela alta competitividade e pela falta de emprego. A socialização pela internet levou a uma nova configuração social dessa geração e a novos hábitos de consumo. A internet, que deixou de ser aquela rede acessível apenas em casa pelos computadores, tornou-se uma companheira constante através dos smartphones.




Essa combinação de elementos evidencia os moldes da geração Z. Uma geração que cresceu acostumada com a individualidade e com a tecnologia. Uma geração que, no caso dos mais pobres, percebeu a desigualdade social pelo fato de que não pode acessar os mesmos espaços que a classe mais alta. A classe mais alta da geração Z, filha da geração X, também percebe essas contradições do mundo contemporâneo. Alguns se revoltam e fazem da internet a interface de uma luta política, e outros (a maioria da geração Z de classe média ou alta) estão inebriados pela alta conectividade tecnológica em que estão imersos, acostumados a receberem tudo pronto dos pais.

CARACTERÍSTICAS 

  • Nativos digitais;
  • Constantemente conectados à internet;
  • "Cidadãos do mundo";
  • Forte responsabilidade social e ambiental;
  • Necessidade de interação e exposição de suas opiniões no ambiente online;
  • Acostumados em ter respostas e informações rapidamente (instantaneidade);
  • Muito ansiosos, pois estão acostumados com processos rápidos;
  • Acostumados com os avanços das novas tecnologias da comunicação;
  • Acostumados com a obsolescência das coisas.

GERAÇÃO Z HOJE

É uma geração que hoje está com seus 6 e 24 anos, e que não costuma criar muitos vínculos duradouros com as pessoas. São pessoas que aprenderam a relacionar-se pelas redes sociais e por aplicativos, que evitam sair de casa. Quando podem, usam serviços delivery para não precisarem sair. Isso também evidencia uma forte característica dessa geração: a desigualdade social.


A classe média é privilegiada por não estar refém desse sistema e a classe alta é a dona do sistema. Entre a classe média e alta aumentam-se cada vez mais o número de pessoas que trabalham com a produção de conteúdo digital. Seja conteúdo escolar, de finanças, de moda e de várias formas de arte, seja o mais fútil conteúdo que expõe um cotidiano vazio de sentido e cheio de dinheiro, as pessoas que têm melhor condição financeira fazem carreira cada vez mais oferecendo esse conteúdo digital via redes sociais e YouTube. Esse novo nicho é algo jamais imaginado por um baby boomer, visto com desconfiança pela geração X e compreendido apenas a partir dos millenials.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Como pode né? hahaha
    estava falando sobre a minha geração com a psicóloga dias atrás. Ela é mais velha, e estava "culpando" a geração dela pelo meu burnout hahaha brincadeiras à parte, é sempre bom analisar a diferença e como estamos evoluindo =)
    Sou cringe, mas amo os Z hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci eu acho muito didático a gente olhar para cada uma das gerações, é entender um pouco da história da sociedade e como influenciou cada época.

      Excluir
  2. Amei o texto ficou bem explicativo e fácil de ler.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa eu tenho um dessa geração e é bem assim mesmo. Tento mudar ele, mas não consigo. O que resta é aceitar!

    Boa semana e Feliz Ano Novo!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Acho doido pensar nisso de gerações, como sempre falo, toda geração tem algo a aprender e a ensinar.
    Feliz 2022, que seu ano seja incrível! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A geração Z tem um grande diferencial
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir